Nada melhor do que um bom banho de cachoeira para renovar as energias, não é mesmo? Para os amantes da natureza que buscam opções na região de Campinas e cidades próximas, o Campinas.com.br fez uma busca de alguns destinos que podem valer um passeio.
Para aqueles que são adeptos de um certo conforto, como ter opções de banheiros e lanchonetes, o roteiro abaixo apresenta locais pagos, de fácil acesso, mas que não tiram a experiência de estar em meio à natureza. E para quem gosta de explorar, descobrir novos lugares e fazer trilhas, também tem aquelas alternativas no ‘meio do mato’.
Mas lembrando sempre que é preciso ter cuidado com a segurança e obstáculos que podem ser encontrados em meio à natureza, como dificuldade de acesso, profundidade do local, pedras escorregadias, por exemplo, além das orientações de prevenção à Covid-19, e, se possível, entrar em contato antes nos locais que ficam em áreas particulares para não perder a viagem. Durante a pandemia, as visitas podem ocorrer apenas mediante agendamento.
Confira abaixo as dicas.
A Cachoeira da Corda fica dentro da Fazenda Guaxinduva, em Cabreúva, rodeada pela Serra do Japi.
O local, de acordo com sua página no Facebook, possui várias atrações para quem quer curtir a natureza, com trilhas, caminhadas, prática de modalidades esportivas, além, é claro, do banho de cachoeira.
É preciso fazer o agendamento prévio para a visita.
Serviço:
Fazenda Guaxinduva – Cachoeira da Corda
Local: Estrada Guaxinduva – Cabreúva
Funcionamento com agendamento prévio: sábados, domingos e feriados, das 8h30 às 17h
Informações: (11) 99713-7052 – WhatsApp / www.facebook.com/FazendaGuaxinduva
Na cidade de Votorantim, a 93 km de Campinas, está a Cachoeira da Chave onde deságua o rio Sorocaba.
Sendo de fácil acesso, o local tem uma natureza exuberante que cerca a cascata, sendo possível fazer outras atividades de lazer como trilhas ou piquenique.
É preciso tomar cuidado, já que o lugar tem pedras escorregadias.
Serviço:
Local: Vila Amorim, Votorantim
Entrada: acesso gratuito
Localizada na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, a 65 km de Campinas, está a Cachoeira do Sapezeiro. Cercado pela natureza, o local possui três quedas d’água cristalinas. A área também é uma boa escolha para quem gosta de fazer trilhas com bicicleta. A cachoeira fica perto da vila Santo Antônio do Sapezeiro, lugar onde ainda é possível comer e fazer compras.
Serviço:
Local: entrada pela rodovia Saulo Waldemar Fornazin, perto ao rio Ribeirão Lambari e ao bairro do Sapezeiro – Santa Bárbara d’Oeste
Entrada: acesso gratuito
Uma opção na cidade de Serra Negra, no Circuito das Águas Paulista, é a Cachoeira do Barrocão. A pequena cascata fica dentro de um terreno particular, com acesso pago.
Além da queda d’água, existem piscinas naturais no local. O acesso se dá por uma trilha fácil.
Na entrada, ainda se pode encontrar banheiros e uma lanchonete.
Serviço:
Local: acesso pela Rua Paulo March, seguindo a estrada de terra ao lado da pista – Serra Negra
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h
Entrada: R$ 10,00
Em Socorro, a cerca de 100 km de Campinas, cidade já conhecida por ser um destino de aventura, destaque para a cachoeira Camanducaia do Meio, localizada junto ao Bar Santo Pôr do Sol, uma área particular.
O ambiente é cercado por árvores e muitas pedras, também com três quedas d’água. O espaço também possui banheiros e uma lanchonete.
Serviço:
Local: acesso pela rodovia Capitão Bardolino BR-146 (há uma entrada com um ponto de ônibus na frente) – Socorro
Horário: de terça a sexta, das 12h às 18h. E no sábado e domingo, das 10h às 18h
Entrada: R$ 10,00
O famoso hotel fazenda Parque dos Sonhos, em Socorro, traz logo na entrada uma cachoeira com praia, a Cachoeira dos Sonhos.
No local de 20 alqueires há uma grande infra-estrutura montada em um cenário exuberante da natureza com trilhas ecológicas, animais, grutas, cachoeiras e 14 atividades de aventura.
O empreendimento oferece a opção de day use, além de estadia.
Serviço:
Local: Estrada da Varginha, km 7, bairro do Limoeiro – divisa de Socorro/SP e Bueno Brandão/MG. (19) 3895-3161 / (19) 9 8181-5870 / (19) 9 9986-9752
Para mais informações e valores: parquedossonhos.com.br
A cidade de Bueno Brandão, embora esteja localizada já em Minas Gerais, faz divisa com Socorro, a 140 km de Campinas. É extremamente popular pelo seu grande número de cachoeiras, fazendo com que a viagem valha a pena, pois o visitante terá muitas cascatas para explorar e nadar.
A Cachoeira da Cascavel é bem acessível, com poucas trilhas e bem limpa. Para chegar, é preciso seguir as indicações do caminho e depois atravessar um milharal. O lugar é cercado por uma natureza rica.
Serviço:
Local: acesso pela Rod. José Vicente Lomônico
Entrada: acesso gratuito
Outra cascata na cidade de Bueno Brandão é a Cachoeira Sertãozinho I. Sendo bem tranquila e pouco movimentada, a área fica ao lado da estrada, tendo um acesso cheio de sinalizações. O espaço é cercado por árvores e conta um um paredão de pouco mais de 5 metros.
E a 1,5 km está a ‘irmã’, a Cachoeira Sertãozinho II. Também com um acesso fácil e cercado por uma natureza exuberante, o espaço tem uma piscina natural e uma queda de 10 metros. O lugar também conta com três quedas d’água, sendo a segunda a que tem mais segurança, pois em muitos lugares a profundidade não dá pé.
Serviço:
Local: saindo da cidade de Bueno Brandão pela rua do Cristo chega até a Estrada Sítio São João. Basta seguir essa estrada que chegará até os locais
Entrada: acesso gratuito
Foto do alto: Cachoeira da Cascavel – crédito João Amélio / Foto home: Cachoeira da Chave – foto Matheus Felício
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74