Turismo

Concha Acústica do Taquaral, em Campinas, passa por revitalização

4 de janeiro de 2021

O complexo da Concha Acústica “Benito Juarez”, na Lagoa do Taquaral, passou por revitalização e foi entregue no dia 23 de dezembro.

As áreas externa e interna foram revitalizadas (concha, palco, escadas, arquibancadas, rampa de acesso, entre outros), por meio de parceria entre a Prefeitura e a Tintas Coral e loja Corbella Tintas. As cores foram escolhidas pela equipe da Secretaria de Serviços Públicos, que cedeu mão de obra para a execução do serviço. Foram utilizados mais de 850 litros de tinta.

Segundo a Prefeitura, a empresa Coral, do grupo Akzo Nobel, propôs a parceria com a intenção de homenagear o maestro Benito Juarez, que dá nome ao complexo, e também como um presente à população da cidade.

Maestro Benito Juarez

A lei que dá nome de Benito Juarez ao complexo da Concha Acústica foi sancionada pelo ex-prefeito Jonas Donizette em outubro de 2020. O maestro esteve à frente da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas por 25 anos, de 1975 a 2000. Faleceu no dia 3 de agosto de 2020, em São Paulo, aos 86 anos. Benito Juarez foi um dos responsáveis pela popularização da Orquestra e elevou a participação de Campinas no cenário nacional da música erudita.

Concha Acústica do Taquaral

A Concha Acústica do Taquaral foi inaugurada em 1976, possui um palco de 140 metros quadrados de extensão, 14 metros de altura, e capacidade para receber mais de 2,5 mil pessoas. O projeto é uma réplica da concha do Lincoln Park, em Nova York (EUA).

Nos últimos anos, o local passou por duas reformas. A maior, em 2013, incluiu troca do piso do palco, reestruturação da iluminação, recuperação do concreto e das arquibancadas e construção de rampas para acessibilidade, entre outros. Em 2018 houve novas intervenções.

Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Campinas
Foto: Fernanda Sunega/Prefeitura de Campinas (divulgação)

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74