A obra da tirolesa na Lagoa do Taquaral, em Campinas, teve início na semana passada, no dia 16 de novembro de 2020. A expectativa é de que fique pronta em cerca de 90 dias, ou seja, em meados de fevereiro. A instalação do equipamento é feita por meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer com a empresa Ecoaxxion Lazer e Aventura.
De acordo com a Prefeitura, a construção da tirolesa seria iniciada em março deste ano. Logo após o anúncio de início das obras, todos os parques e bosques da cidade foram fechados por causa da pandemia do novo coronavírus e não houve tempo de iniciar o trabalho.
A tirolesa terá uma estrutura metálica e será composta por duas torres, uma de 20 metros e outra de 22 metros de altura, cabo duplo, e o trajeto de ida e volta aos pontos terá cerca de 700 metros de extensão (aproximadamente 350 metros cada trecho), sobre a lagoa. O cabo irá de um ponto em meio aos eucaliptos até o outro, que será próximo aos pedalinhos.
A Prefeitura informou que a obra está estimada em cerca de R$ 300 mil, sem custo para os cofres públicos. O equipamento vai funcionar em sistema de concessão.
A idade mínima para usar a tirolesa será de 5 anos de idade. Menores de 18 anos deverão estar acompanhados de pais ou responsáveis. A estimativa é de que o ingresso da tirolesa custe cerca de R$ 30,00 e 30% do valor de bilheteria irá para o fundo de manutenção do parque.
Embora a Lagoa do Taquaral tenha sido reaberta em meados de agosto, a empresa optou por aguardar a situação se estabilizar para evitar o risco de ter que paralisar a obra, o que desgastaria o material utilizado e os serviços executados e demandaria mais recursos financeiros para refazer o trabalho.
A Lagoa do Taquaral é uma das mais importantes áreas de lazer de Campinas, recebe cerca de 50 mil visitantes, da cidade e da região, durante os fins de semana.
Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura de Campinas
Foto: arquivo – Prefeitura de Campinas/divulgação
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74