Turismo

Que tal uma viagem de balão em Boituva? Saiba mais sobre o passeio

10 de novembro de 2020

Por Lívia Lisboa

Apontada pela Secretaria de Turismo de São Paulo como um dos principais destinos do turismo de aventura no estado, a cidade de Boituva, próxima a Sorocaba, e a pouco mais de 100 km de Campinas, é bem conhecida por oferecer a prática de esportes aéreos, especialmente paraquedismo e balonismo. As duas atividades movimentam a economia da cidade, que recebe turistas não apenas de São Paulo, embora seja a maioria, mas de todo o Brasil.

De acordo com a Secretaria Estadual de São Paulo, Boituva se tornou referência para os turistas aventureiros. “Além dos famosos saltos de paraquedas, os visitantes ainda podem conferir a experiência incrível dos passeios de balões promovidos na cidade há 30 anos”, descreve o site do governo paulista.

As duas atividades são apoiadas por escolas e empresas especializadas, que fornecem treinamento e equipamentos apropriados. E quando falamos em passeios de balão na cidade, a referência é a Escola de Balonismo. O piloto de balão, diretor de marketing da Federação Paulista de Balonismo e diretor da Escola Brasileira de Balonismo, Warley Macedo, explica porque a cidade é tão famosa no setor: “Boituva é considerada a cidade referência em balonismo, pois sua condição climática é muito favorável, com ventos tranquilos, sem muita chuva constantemente, e contando com sua exuberante paisagem e campo para pouso”, comenta.

São realizados em média de 32 a 40 voos por mês na cidade, levando cerca de 362 a 416 passageiros. São vários tipos de balões utilizados no passeio e alguns chegam a comportar até 28 pessoas, sendo que peso individual considerado é de até 100kg.

Para quem se interessa em balonismo, o primeiro passo para realizar seu voo de balão é ter uma data definida. Os vôos do Centro Nacional de Paraquedismo acontecem sempre aos sábados e domingos junto ao nascer do sol. O check-in é feito às 5h e a decolagem acontece por volta de 5h45.

Como os voos acontecem bem cedo, é normalmente mais frio dependendo da época do ano. A melhor estação para os voos é o inverno, segundo o diretor da Escola Brasileira de Balonismo. A dica é usar roupas adequadas ao campo, evitando sapatos de salto e roupas brancas.

Os voos têm duração de 60 minutos a 1h10 e sobrevoam a região de Boituva.

Lembrando que passeio deve ser agendado sempre com antecedência.

Serviço:

Passeio de balão em Boituva
Escola de Balonismo. Estrada Maria Genaro Vitiello, 1830, Boituva/SP. (11) 95432-8854
Valores: 4x de R$ 89,00 por pessoa
Mais informações: www.escoladebalonismo.com.br

Fotos – crédito: Warley Macedo/divulgação

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74