Hora do Café

A Brasileira – Café do Brasil em Lisboa

6 de outubro de 2020

Por Sandra Racy

Que o café brasileiro atravessa fronteiras, acredito que não seja novidade para ninguém, ainda mais com o advento da internet em que podemos ter acesso à muitas informações relacionadas à bebida no Brasil e também no mundo, mas que ele está em Lisboa, Portugal, há mais de 100 anos, talvez seja novidade para muitos. O interessante é que este café brasileiro é servido em uma cafeteria, A Brasileira, que está instalada no Chiado, bairro de Lisboa, desde 1905, quando foi inaugurada por um português chamado Adriano Telles, que, depois de ter vindo ao Brasil, casou-se com a filha de um fazendeiro de Minas Gerais, o que facilitou seu trabalho com o café.

Interessante é ler relatos de que o café como bebida não foi muito bem aceito na época por seu gosto amargo, e assim foram necessárias várias ações para que a bebida passasse a ser consumida de forma frequente, como, por exemplo, distribuir a “chávena” para os que frequentassem A Brasileira, e isso fez com que pouco tempo depois o local  se tornasse ponto de encontro de figuras importantes da sociedade da época.

Com certeza, muitas histórias poderiam ser contadas pelos que frequentaram e frequentam a cafeteria que sobreviveu a vários governos, modismos e movimentos artísticos e literários, mas uma cena especial chama atenção.

Para quem não conhece Lisboa e nem o Chiado, a assiduidade do escritor Fernando Pessoa no bairro provocou várias eventos e motivou a inauguração, nos anos 1980, de uma estátua em bronze do lendário poeta português, de autoria de Lagoa Henriques, que representa Pessoa sentado à mesa na esplanada do café. A estátua fica em frente a cafeteria A Brasileira.

E, é claro, Pessoa acabou escrevendo um pequeno poema com o tema café:

O Moinho de Café

“O moinho de café moi grãos
E faz dele pó
O pó que minha alma é
Moeu quem me deixa só”

Com o passar do tempo, A Brasileira se tornou referência turística em Lisboa, despontado desde sempre como lugar emblemático do Chiado, sendo um dos mais visitados e fotografados na cidade. A sua bela arquitetura e decoração suntuosa se destacam pelo bom gosto, além do cardápio variado de doces e café brasileiro.

Para quem tiver oportunidade, vale a pena conhecer a cafeteria e ver a influência do café brasileiro em Portugal.

*Sandra Racy é barista e jornalista

Fotos cedidas pela cafeteria A Brasileira (divulgação)

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74