Turismo

Passeio da Maria Fumaça é retomado com trajeto apenas em Campinas

9 de setembro de 2020

O tradicional passeio de Maria Fumaça, um dos principais atrativos turísticos de Campinas, voltou a receber visitantes no último domingo, dia 6 de setembro, véspera de feriado, após cinco meses com as atividades paralisadas devido à pandemia da Covid-19. Com capacidade e horários restritos, além do trajeto mais curto, o passeio recebeu cerca de 80 pessoas no primeiro fim de semana de retomada, com três vagões de passageiros.

O trajeto do trem teve que ser adaptado, pois a cidade de Jaguariúna, destino final do passeio, ainda não liberou o retorno. Assim, a Maria Fumaça segue meio percurso dentro de Campinas, com partida da estação Anhumas até a estação Tanquinho, zona rural da cidade, com 24 km entre ida e volta, e com duração de duas horas.

Com a retomada da atividade, os passeios ocorrem aos sábados, domingos e feriados, em dois horários: às 10h30 e 14h30. Além disso, a atração segue todos os protocolos de segurança, com a disponibilização de álcool em gel, uso obrigatório de máscara, medição de temperatura dos passageiros, marcação no chão sinalizando distanciamento, capacidade reduzida para 40% por trem e higienização de todos carros de passageiro, bancos, pegadores, portas e sanitários a cada viagem.

A Maria Fumaça está em operação desde 1984, e é mantida pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), uma associação sem fins lucrativos, fundada há mais de 40 anos, que mantém a memória e a história da ferrovia no Brasil.

Serviço:

Maria Fumaça Campinas
Ingressos: R$ 120 (inteira) e R$ 60 (meia). Crianças até cinco anos viajando no colo não pagam
Vendas: www.sympla.com.br/mafucampinas

Foto: página da Maria Fumaça Campinas no Facebook (divulgação)

Compartilhe
Rua Doutor Antônio Duarte da Conceição, 1501 - Jardim Madalena

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74