Atualizado em 14 de agosto
Os 24 parques e bosques municipais de Campinas voltam a funcionar a partir deste fim de semana, dias 15 e 16 de agosto, com restrições. A cidade está na fase amarela do Plano São Paulo de retomada das atividades.
A medida foi divulgada na tarde desta quarta-feira, 12 de agosto, pelo prefeito Jonas Donizette durante live nas redes sociais, e o protocolo para a reabertura já está publicado no site da Prefeitura.
Os parques vão funcionar das 7h às 13h já no sábado (15) e domingo (16), e depois voltam a abrir no mesmo horário de quarta-feira a domingo.
Inicialmente, o prefeito havia informado que a abertura seria gradual, ou seja, não seriam todos os parques que voltariam a funcionar ao mesmo tempo, mas explicou que a decisão final foi de abrir todos os locais para que não houvesse concentração de público.
Segundo o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, o protocolo de reabertura dos parques segue as recomendações sanitárias, e os locais deverão funcionar com 30% da capacidade, com controle de acesso ao público nos que recebem mais visitantes (Taquaral, Bosques dos Jequitibás, Parque Luciano do Valle, na Vila União, e Parque Dom Bosco, no Vida Nova). No caso da Lagoa do Taquaral, por exemplo, o limite será de 1.500 pessoas e haverá contador na entrada. Atingindo a capacidade, o portão será fechado. Apenas a entrada principal ficará aberta.
O uso de máscara será obrigatório para visitantes e funcionários dos parques, e é necessário o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas. Haverá álcool gel na entrada. Quadras esportivas, atrações como os bondinhos, pedalinhos e Caravela (no caso do Taquaral), áreas de lazer infantil (playgound) e de exposições, academias, entre outras, vão permanecer fechadas, assim como aulas coletivas. Não será permitido uso de bebedouros públicos.
Segundo Paulella, os funcionários estão recebendo treinamento para evitar aglomerações e orientar a população.
Ainda de acordo com o protocolo, as lanchonetes e quiosques de venda de alimentos e souvenirs poderão funcionar respeitando o horário de funcionamento do parque e seguindo o protocolo específico do setor.
Sobre o fechamento ao trânsito no entorno do Taquaral, o prefeito informou nesta sexta-feira (14) que ainda não irá funcionar neste primeiro fim de semana de reabertura.
De acordo com o prefeito, depois da abertura no primeiro fim de semana, haverá uma avaliação. “Peço colaboração das pessoas para seguir as recomendações”, disse, e adiantou que poderá decidir por aplicação de multa pecuniária se as pessoas não usarem máscara.
O prefeito também anunciou a reforma da Praça José Ferreira de Toledo, conhecida como Lagoa do Jambeiro, que também reabre. O local recebeu investimento de R$ 600 mil, e possui 42 mil metros, com lagoa de 10 mil metros quadrados, passou por desassoreamento, tem pista de caminhada, ciclofaixa, nova iluminação, parquinho, novas calçadas internas e externas, novo paisagismo, entre outras melhorias.
Veja a relação de parques e bosques em Campinas:
Lagoa do Taquaral – Parque Taquaral
Bosque dos Jequitibás – Bosque
Lago do Café – Parque Taquaral
Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim – Vila Brandina
Parque dos Guarantãs – Jardim Nova Europa
Bosque Ytzhak Rabin – Jardim Madalena
Bosque Chico Mendes – Parque São Quirino
Bosque São José (Praça Francisco Vivaldi) – Vila Lemos
Bosque Ferdinando Tilli – Parque Valença
Bosque dos Cambarás – DIC 5
Bosque Augusto Ruschi – DIC 1
Bosque dos Italianos (Praça Samuel Wainer) – Guanabara
Bosque dos Alemães (Praça João Lech Júnior) – Guanabara
Bosque dos Artistas – Swift
Parque Hermógenes Leitão de Freitas Filho – Barão Geraldo
Parque das Águas – Parque Prado
Bosque da Mata – Parque São Jorge
Bosque Santa Bárbara – Parque Santa Bárbara
Parque Linear Capivari – Jardim Capivari
Pedreira do Chapadão – Jardim Chapadão
Parque Luciano do Valle – Vila União
Parque Dom Bosco – Vida Nova
Praça da Juventude – DICs/Marighela
Lagoa do Jambeiro (Praça José Ferreira de Toledo) – Parque Jambeiro
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74