#FiqueemCasa

Jonas diz que vai avaliar abertura dos parques em Campinas e a necessidade de aplicar multa por falta de máscara

14 de agosto de 2020

Atualizado às 14h01

Após a decisão de reabrir os parques e bosques de Campinas a partir deste fim de semana, dias 15 e 16 de agosto, o prefeito Jonas Donizette afirmou em transmissão ao vivo nas redes sociais nesta sexta-feira, dia 14 de agosto, que vai avaliar o comportamento da população e se será necessário instituir multa pecuniária para quem não usar máscara.

O prefeito disse que ficou incomodado ao assistir uma reportagem na televisão, no entorno da Lagoa do Taquaral, em que as pessoas passavam sem máscara. Ele informou que neste primeiro fim de semana de reabertura ainda será aplicada a chamada “Multa Moral”, uma ação educativa de orientação ao público sobre as recomendações sanitárias e obrigatoriedade do uso do equipamento de proteção individual, mas vai fazer uma avaliação na segunda-feira, dia 17 de agosto, vai verificar as imagens das pessoas nos parques, e poderá anunciar aplicação de multa. “Não é uma ameaça. Eu falei, eu pedi, eu mostrei que é importante, a prefeitura comprou e distribuiu máscara, cheguei a pensar na multa, acabei não fazendo. Neste fim de semana ainda teremos a ‘multa moral’, mais precisamente na Lagoa do Taquaral. Peço encarecidamente: use máscara”, reiterou.

Segundo ele, a avaliação sobre a possibilidade multa ocorre também porque a cidade apresentou uma tendência de alta na taxa de transmissão do coronavírus na entrada do mês de agosto.

Sobre os parques, Jonas reforçou ainda que a Lagoa do Taquaral é a ‘praia’ do campineiro, mas que não precisa todo mundo ir ao local, uma vez que serão abertos os 24 parques e bosques da cidade.

De acordo com o prefeito, o valor da multa, se for adotada, não será o mesmo instituído pelo estado, que é em torno de R$ 500, mas será de R$ 100.

Os parques e bosques vão funcionar das 7h às 13h no fim de semana, e depois voltam a abrir de quarta a domingo no mesmo horário. A capacidade é de 30% e haverá contador nas entradas. Atingindo o limite de público, os locais terão os portões fechados. No caso da Lagoa do Taquaral, o entorno do parque, que antes ficava fechado ao trânsito nos fins de semana, não vai funcionar ainda neste início de reabertura.

Foto: prefeitura de Campinas

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74