Em um processo de construção coletiva iniciado no ano passado, em março de 2019, a Prefeitura de Campinas deu início à elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico de Campinas, com a participação de 60 pessoas ligadas ao setor, em um Fórum realizado no Royal Palm Hall, no dia 12 de março de 2019. Participaram do evento representantes das entidades de classe, empresários de vários segmentos turísticos, associações e instituições culturais e sociais com atuação no setor.
Depois do Fórum, foram realizadas três oficinas setoriais e diversos encontros de capacitação ao longo do ano. No dia 27 de março, sobre Turismo de Negócios e Eventos/Circuito Campinas Inovadora/Turismo de Saúde. No dia 2 de abril, Turismo Rural/Cicloturismo/Turismo de Aventura/Ecoturismo/Observação de Aves/Pesqueiro/Astroturismo. E, no dia 4 de abril, com o tema Turismo Cultural e Histórico.
Todo processo foi conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e o Serviço Nacional do Comércio (Senac), entidade responsável pela capacitação. Durante seis meses, todas às segundas-feiras, um grupo de aproximadamente 30 voluntários se reuniam no Senac para aulas teóricas e práticas, com compilação de propostas que representassem a diversidade da área, o que resultou na construção do plano de forma participativa. O Campinas.com.br, portal que se dedica a promover o turismo, participou ativamente deste grupo, representado pela jornalista Luciana de Almeida, especialista em turismo pela UNB, com passagem pelo Ministério do Turismo na implantação do Plano Nacional de Turismo.
A atual secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Alexandra Caprioli, foi uma das principais responsáveis pela execução do projeto do plano, ainda como diretora do departamento de Turismo. A sua atuação foi essencial para que Campinas tenha pela primeira vez um plano estruturado para o setor e, sem dúvida, este será um dos maiores legados de sua gestão.
Além de diretrizes para os próximos anos para desenvolver o turismo local, o plano instrumentaliza e permite que a cidade se conecte com outras políticas públicas no âmbito estadual e federal, por exemplo, se candidatar a Município de Interesse Turístico, os chamados MITs. Municípios que possuem a certificação recebem recursos anuais do Governo do Estado para serem destinados a investimentos na infraestrutura turística. “Este reconhecimento pode ajudar a fomentar a ampliação e o fortalecimento das atividades econômicas na cidade e será muito importante para recuperação do setor pós-pandemia”, completa a secretária.
O plano é um importante instrumento de planejamento para a cidade e para o crescimento do turismo regionalmente, a partir de Campinas, que é uma porta de entrada de visitantes para toda região. Ele permite coordenar e orientar as decisões de uma política municipal para o setor, com adequada sinergia entre o poder público, setor privado e sociedade. Para que entre em execução, o plano aguarda tramitação burocrática e deve seguir para Câmara Municipal de Campinas ainda este ano. Os próximos passos e a sua importância para a recuperação de segmentos turísticos na cidade devem ser tema do segundo semestre, já que o setor é um dos mais afetados, especialmente pela paralisação do mercado de eventos.
O coordenador de Planejamento e Informação do Departamento de Turismo da Prefeitura, Eros Vizel, destacou a importância do projeto para Campinas. “Com o plano, vamos conseguir promover um desenvolvimento integrado entre os diversos segmentos turísticos que compõem a cidade com características peculiares”, explica. “Depois deste processo de elaboração, esperamos ver o plano aprovado como lei na Câmara e aplicado no dia a dia da cidade”, projeta Alexandra Caprioli para um futuro próximo.
Representando a secretaria, Eros Vizel foi convidado para detalhar o plano e abre a série de lives promovida pelo portal Campinas.com.br na semana de aniversário da cidade de Campinas, nesta segunda-feira, dia 13 de julho, às 18h. Ele vai falar sobre as diretrizes e principiais desafios para a implantação do plano. Para saber mais sobre o plano, o internauta pode acompanhar a entrevista pela fan page do Campinas.com.br no Facebook e pelo canal no Youtube.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74