Turismo

2º Tour do Café na Fazenda das Cabras reuniu várias atrações e emocionou visitantes

10 de fevereiro de 2020

A 2ª edição do Tour do Café, que tem como cenário a bela e centenária Fazenda das Cabras, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas, encantou mais uma vez os visitantes em um passeio temático cheio de conhecimento, e desta vez com diferentes atrações!

Realizado pelo portal Campinas.com.br, o tour, que ocorreu na manhã de sábado, dia 8 de fevereiro, reuniu cerca de 60 pessoas e uma programação com conteúdo contextualizado por especialistas nas áreas, gerando experiências em cada ação proposta.

O passeio buscou resgatar a história do café na região, a relação com a formação da cidade e a importância da Fazenda das Cabras neste contexto. Os visitantes foram recepcionados com um cafezinho, pela guia de turismo Giovana Baú, que se transforma na baronesa de Itatiba, proprietária do local no século 19!

A guia conduziu o tour pelas dependências da fazenda (Tulha, Terreiro, Área de Seleção e Secagem do Café etc), umas das mais preservadas do Brasil e que foi uma importante produtora de café no passado. A tulha ainda guarda um pequeno museu com equipamentos, como o elevador de canecas, usado para seleção dos grãos, desenhos sobre a época áurea do café e curiosidades da fazenda, como uma carta encontrada pela atual proprietária do local, que foi escrita por um capataz, descrevendo as festas que eram realizadas na época e a chegada da energia elétrica no local. O passeio seguiu por outras dependências, como o bezerreiro, e o paiol, espaço que era utilizado para armazenar a produção de milho da fazenda, ingrediente importantíssimo na culinária paulista da época.

Entre os visitantes estavam membros da família Ongaro, descendentes dos primeiros italianos da família que vieram para o Brasil em 1891 para trabalhar justamente na Fazendas das Cabras. Com grande emoção, o Sr. Valdney Ongaro, que não conhecia o local, contou sobre a chegada dos bisavós e os avós à fazenda e o nascimento do pai, e todos trabalharam na fazenda por 17 anos. Em 1910 eles compraram um lote em Sumaré e estabeleceram raízes na região.

A Fazenda das Cabras teve sua origem em 1798, mas foi com o desmembramento das Sesmarias do Sertão, em 1820, que se desenvolveu, em princípio destinada à criação de gado, mas ao longo do tempo se transformou em uma grande produtora de café, que posteriormente foi um importante local para a comercialização de muares trazidos do sul.

Almoço de fazenda e feirinha

Após o tour pela fazenda, os participantes assistiram a uma aula-show do preparo de uma Paella Caipira com o chef Manuel Alves Filho, curador gastronômico do evento, que fez uma releitura das antigas comidas de fazenda e falou sobre a importância histórica e cultural da gastronomia paulista. O prato foi servido em seguida aos participantes, que ainda puderam saborear a iguaria com acompanhamento dos chopps da Bamberg, cervejaria artesanal de Votorantim, na região de Sorocaba, e também parceira do evento, que apresentou os estilos Pilsen e Sepultura Ale.

Ao final da visita, uma feirinha de produtos artesanais que fazem parte do movimento da economia criativa em Campinas e região, com os pães artesanais de fermentação natural do chef Boulanger, o mestre padeiro Eriksen Miyasak, as pimentas artesanais da Murú Pimentas, as geleias  fabricadas na própria fazenda, e as cervejas artesanais da Bamberg.

No final, os participantes ainda foram brindados com um kit do Café Canecão, uma das empresas parceiras do evento e que tem dois selos premiados.

O Tour do Café faz parte do projeto “Tour de Experiências Campinas”, lançado pelo Campinas.com.br, que celebra seus 10 anos em 2020, e que tem o objetivo de resgatar a história de Campinas.

Compartilhe
Galeria de imagens

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74