Após o sucesso do 1° Tour Cervejeiro de Campinas, agora foi a vez do 1º Tour do Café na Fazenda das Cabras, em Joaquim Egídio, proporcionar uma viagem pela história do café em Campinas. Criado e organizado pelo portal Campinas.com.br, o passeio, que ocorreu na manhã de sábado, dia 18 de janeiro, reuniu cerca de 60 pessoas e uma programação em formato inédito na região, com conteúdo contextualizado por especialistas gerando experiências em cada atração proposta.
O tour buscou resgatar a história do café na região, a relação com a formação da cidade e a importância da Fazenda das Cabras. O passeio começou no ponto de encontro A Cabrita Café, na entrada de Joaquim Egídio, com uma breve explicação sobre a história do distrito e sobre o local, com um bate-papo com Sandra Marques, proprietária do café onde funciona também a ONG Assuma Sustentabilidade. Na sequência, os participantes seguiram para a fazenda conduzidos pelos carros antigos do Clube do Fordinho e pela guia de turismo Giovana Baú, vestida de Baronesa de Itatiba (fazendo referência à primeira proprietária da fazenda no século 19).
Na Fazenda das Cabras os visitantes foram recebidos com um delicioso café da manhã rural, preparado pelo chef Manuel Alves Filho, e com os pães artesanais de fermentação natural do chef Boulanger, o mestre padeiro Eriksen Miyasaki, além dos saborosos pães de queijos da Sabor Total Alimentos. Em seguida, os visitantes puderam conhecer a história da fazenda na época do café, fazendo uma viagem no tempo com as construções antigas de taipa e diversos equipamentos das antigas fazendas de café e para a seleção dos grãos. O passeio seguiu pelas instalações, como a tulha, local onde era armazenado o café e o elevador de canecas. A fazenda possui desenhos sobre a época áurea do café e até uma carta encontrada pela atual proprietária do local, que foi escrita por um capataz, descrevendo as festas da época e a chegada da energia elétrica no local.
O passeio seguiu por outras dependências, como o estábulo, e o paiol, espaço que era utilizado para armazenar a produção de milho da fazenda, ingrediente importantíssimo na culinária paulista da época. Ao final da visita, uma apresentação especial do barista biodinâmico Agnaldo Martins, dentro da antiga tulha, dando um mini workshop com várias técnicas de preparo do café, com espaço ainda para descansar embaixo das árvores em um lounge preparado para este momento de contemplação.
A Fazenda das Cabras teve sua origem em 1798, mas foi com o desmembramento das Sesmarias do Sertão, em 1820, que se desenvolveu, em princípio destinada à criação de gado, mas ao longo do tempo se transformou em uma grande produtora de café, que posteriormente foi um importante local para a comercialização de muares trazidos do sul.
O local irá receber um novo passeio no dia 8 de fevereiro, desta vez com um almoço. No cardápio, a tradicional paella caipira, também preparada pelo chef Manuel Alves Filho. Mais informações em breve aqui no Campinas.com.br.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74