Campinas recebeu o título de cidade mais inteligente e conectada do Brasil em 2019, segundo o ranking do Connected Smarts Cities, elaborado pela Urban Systems em parceria com a Sator. A premiação ocorreu nesta terça-feira, 17 de setembro, no shopping Frei Caneca, em São Paulo.
Esta é a primeira vez que o estudo elege uma cidade não capital como líder do ranking. Campinas subiu de 21º lugar na primeira edição, em 2015, para o topo em 2019. Em 2016 obteve o 10º lugar; em 2017 ficou com a 8ª posição e, ano passado, esteve em 4º lugar. “A Prefeitura juntou forças, estabeleceu metas com políticas públicas, para que a cada ano a cidade pudesse estar no caminho certo. Fico feliz por esse reconhecimento”, disse o prefeito Jonas Donizette, que recebeu o prêmio na capital.
Em 2015, a primeira colocação ficou com o Rio de Janeiro, nos dois anos seguintes com São Paulo e, em 2018, com Curitiba. Para ocupar a primeira colocação, Campinas superou mais de 500 municípios, que também participaram do ranqueamento, ao registrar 38,977 pontos.
O ranking é composto por indicadores de 11 principais setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. No total, 70 indicadores compõem o estudo em todos esses setores.
Além do primeiro lugar, Campinas ficou na liderança em mais quatro categorias: 1º lugar ranking por faixa populacional mais de 500 mil, habitantes; 1º lugar ranking Região Sudeste; 1º lugar categoria Economia (foi 2º em 2018); e 1º lugar categoria Tecnologia e Inovação (foi 5º em 2018).
O ranking Connected Smart Cities foi criado com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, por meio de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade. São mais de 500 cidades analisadas e mapeadas em mais de 700 projetos realizados em diferentes segmentos do mercado.
É publicado pela revista Exame e pelo jornal Valor Econômico. “Nossa visão é promover o desenvolvimento das cidades, a partir de 2015, de forma que nos próximos dez anos, as cidades possam subir um degrau no desenvolvimento, se aproximando dos índices das cidades inteligentes do mundo”, disse uma das idealizadoras, Paula Faria.
Para o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marcos Vinholi, “a busca por inovação tende a ser algo obrigatório na gestão pública”.
O prefeito de Campinas ressaltou que a elaboração de um plano estratégico decenal, o PECCI (Planejamento Estratégico de Ciência, Tecnologia e Inovação), que foi finalizado este ano pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas, fez a diferença para que a cidade alcançasse este resultado.
As diretrizes do plano estão sendo adotadas para nortear a transformação digital de Campinas em uma cidade inteligente, humana e sustentável para os próximos dez anos.
Foto – crédito: Fernanda Sunega (divulgação)
Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura de Campinas
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74