Por Eduardo Gregori*
O Carnaval começa no próximo dia 25 de fevereiro, mas nem todo mundo gosta da aglomeração e do agito dos dias de folia. Nem por isso é preciso se trancar em casa. Pelo contrário, com quatro dias de feriado pela frente, é possível viajar e aproveitar a data em destinos mais tranquilos. Para quem planeja descansar, mas não pretende passar horas dentro de um avião rumo ao exterior, elencamos alguns lugares incríveis no Brasil.
Pernambuco é dono de um dos carnavais mais belos do País. Enquanto milhares de foliões invadem Recife e Olinda atrás do frevo e do maracatu, outra joia pernambucana tira partido de sua exuberância natural para conquistar visitantes. O arquipélago de Fernando de Noronha é um dos lugares mais paradisíacos do mundo. Tanto, que uma de suas praias, a da Baía do Sancho, foi eleita duas vezes consecutivas como a melhor do planeta pelos leitores do site TripAdvisor.
Visitar Noronha é ter a oportunidade (e a benção) de contemplar a natureza, traduzida em 21 ilhas, mar de águas cristalinas e de tons azulados, além de praias belíssimas como a da Conceição, do Cachorro, do Meio e a de Santo Antônio, esta última, especial para ver o sol se por majestosamente no finzinho da tarde. E se a natureza é generosa, a gastronomia não fica atrás. A culinária pernambucana ganha toques sofisticados com pratos como o peixe com crosta de castanha de caju, ou regado com molho de manjericão e farofa de castanha, ou ainda o purê de abóbora recheado com camarões gratinado com molho cremoso de manjericão e parmesão.
Em Noronha o visitante escolhe o que mais lhe apetece, entre passar o dia sob o sol, enquanto enche os olhos com a beleza das praias, ou se aventurar pelas trilhas em buscas de paisagens ainda mais surpreendentes, ou ainda simplesmente se esparramar em uma preguiçosa rede para ver o dia passar. Opção é o que não falta neste paraíso no meio do Oceano Atlântico.
Pernambuco é realmente abençoado pela natureza. Porto de Galinhas, a 50 quilômetros de Recife, é outro destino no estado que hipnotiza por sua beleza. Situada no município de Ipojuca, a região oferece 12 quilômetros de praias, algumas delas protegidas por arrecifes que formam piscinas naturais e ideais para relaxantes banhos. Entre as praias que não podem ficar fora da lista do visitante estão: Muro Alto, Serrambi e Cacimbas.
Quem não gosta de passar o dia na areia, mas não quer perder a oportunidade de conhecer outras praias, a maneira mais cômoda é de bugue. O turista escolhe entre fazer passeios com calma e tempo, ou um roteiro acelerado para ver de perto quase todas de uma vez só. Outro passeio é o de jangada, que leva o visitante até as piscinas naturais. Da praia de Maracaípe, a preferida dos surfistas, partem barcos que singram o rio que leva o mesmo nome. O passeio é de contemplação da fauna que habita as águas no encontro entre e rio e mar. Outro roteiro inclui passeio de catamarã que parte da Barra de Sirinhaém, a 34 quilômetros de Porto de Galinhas, e vai até a Praia dos Carneiros. E mesmo se o turista não tiver disposição (e nem vontade) de desvendar os recantos do destino, pode aproveitar a estrutura dos resorts para relaxar durante toda sua estadia.
O destino no Mato Grosso do Sul é para quem busca um encontro bem próximo da natureza. Bonito oferece um cardápio variado de atividades que inclui trilhas para caminhada e bicicleta, banho de cachoeira, flutuação e mergulho em rios e lagoas, prática de rapel e rafting, arvorismo, passeio a cavalo, exploração de grutas, visitas a fazendas e muito mais.
Premiado em 2013 como melhor destino de turismo responsável do mundo, Bonito conta com ampla infraestrutura turística e atende a todo tipo de expectativa. O visitante que quer apenas se entregar ao ócio, encontra na cidade balneários e pode apenas relaxar com todo conforto às margens dos rios Formoso e Sucuri. Bonito também tem outros roteiros interessantes, como saborear a culinária local, que tem ênfase em pratos elaborados com o piraputanga, peixe típico da região. E quem sabe até mesmo provar carnes exóticas como a do jacaré, e de quebra, conhecer (e degustar) a Cachaça Taboa, aguardente que leva mel, canela, guaraná em pó e ervas.
A capital de Santa Catarina é conhecida por sua vibrante vida noturna e festas que atraem público de várias partes do Brasil e até de outros países. Mas Floripa não é um destino exatamente para quem quer cair na folia. Por isso, é interessante para quem quer escapar do “ziriguidum”. Como estamos em pleno verão, a cidade convida a curtir suas mais de 40 praias. É possível escolher entre as badaladas, como Jurerê Internacional, ou mais tranquilas, como Lagoinha, de águas calmas e próprias para crianças. Florianópolis tem outros atrativos, que vão de museus, construções históricas, a ótimos restaurantes. Aliás, a gastronomia é um capítulo à parte. Os pratos à base de frutos do mar são a principal atração culinária, mas a cidade também conta um grande número de restaurantes de variadas especialidades.
Entre as dicas para ver na cidade estão igrejas centenárias, como a de Nossa Senhora das Necessidades, o Forte Santana – onde funciona o Museu de Armas Major Lara Ribas -, e o Mercado Público. O visitante com perfil fitness pode caminhar pela trilha do Parque Estadual do Rio Vermelho, ou fazer um passeio de bicicleta às margens da Lagoa da Conceição.
Como a influência açoriana é muito marcante na região, uma dica é visitar o distrito de Ribeirão da Ilha e experimentar doces portugueses. O Ribeirão também é o lugar ideal para comprar produtos típicos, muitos deles produzidos com a renda de bilro. Cosmopolita, Floripa tem shoppings, cinemas e tudo que uma cidade grande possa oferecer. O destino também conta com a exclusividade de resorts, para quem quer ficar à beira da praia com todo o conforto, ou seja, não vai faltar opção para aproveitar a cidade.
As charmosas cidades na serra gaúcha são destinos que mesclam beleza natural, parques temáticos, boa comida e chocolate. Tranquilas, são ideais para se refugiar do agito do Carnaval. Em Gramado, o roteiro deve incluir um passeio pelo Centro, onde fica a Rua Coberta, local para conhecer de perto a culinária local e provar muitas delícias típicas do Sul. Os românticos devem visitar o Lago Negro, delicadamente margeado por hortênsias.
O lugar inspira a caminhar e a andar de pedalinho, um dos programas mais procurados em Gramado. Outro recanto para curtir a dois é o Le Jardin, um parque repleto de lavandas com diferentes espécies e perfumes. Se a viagem incluir a família, as crianças irão gostar do Mini Mundo, um parque com réplicas de construções em escala reduzida. Outra atração é o Snowland, parque de neve artificial com pista de patinação, esqui e temperaturas negativas, mesmo no Verão. A Avenida das Hortênsias, que liga Gramado e Canela é um lugar para percorrer, parando em cada recanto, como fábricas de chocolate (Prawer e Caracol), o Dreamland Museu de Cera e o museu automotivo Hollywood Dream Cars.
O símbolo de Canela é a Catedral de Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como Catedral de Pedra. A igreja de estilo gótico tem imponentes 65 metros de altura e é uma das atrações mais visitadas no Rio Grande do Sul. Canela também concentra uma gama de parques onde a natureza é a principal atração, entre eles o Caracol, cujo destaque é uma cascata que despenca de 130 metros de altura e o Parque da Serra, com bondinhos e vista privilegiada da queda d´água. Há ainda o Parque da Ferradura, o Castelinho Caracol, o Alpen Park e o Terra Mágica Florybal.
* Eduardo Gregori é jornalista especializado em viagens e V.I.P. Concierge da Costa Brava
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74