Turismo

Maceió oferece atrações para toda a família

25 de janeiro de 2017

Um dos menores estados do Brasil, Alagoas é um dos que concentra mais encantos naturais, seja à beira-mar, nas curvas do sertão, ou no encontro do Rio São Francisco com o oceano Atlântico.

Porta de entrada desses roteiros, Maceió já foi considerada a melhor capital do país para viajar com crianças e conta com atrações para toda a família. Recentemente, completou 200 anos de história que merecem ser celebrados, desfrutando desde as praias mais belas, as mais badaladas, até os bairros tradicionais, em mergulhos nos recifes de corais e na cozinha regada a frutos do mar fresquíssimos.

Ao todo, são 40 km de praias repletas de vida que se espalha também por vilas de rendeiras, museus e galerias de arte. As três principais enseadas, Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, ocupam 6 km da orla onde é possível contemplar um constante vai e vem de jangadas brancas que navegam calmas em uma grande baía protegida. O cenário inspira ir além da contemplação: navegar, pedalar, caminhar a pé pela orla, deslizar nas águas azuis em um stand up padle ou submergir em um mergulho.

No Nordeste, quando a maré baixa o mar recua por quilômetros, formando pequenas piscinas naturais de águas transparentes próximas à praia. Algumas delas podem ser acessadas a pé, outras dependem de um traslado. Além da possibilidade de nadar nas águas das piscinas que parecem aquecidas artificialmente, o passeio que parte da enseada da praia da Pajuçara inclui a chance de curtir o visual urbano sentado em faixas de areia que se sobressaem no mar ou apreciar um drink das jangadas-bar (jangadas que vendem caipirinha nas piscinas naturais).

Outra perspectiva da capital são os mergulhos. Em Maceió, se concentra a segunda maior barreira de corais do planeta. Além disso, os mares da capital com suas águas em torno dos 27ºC e visibilidade de 40 metros abrigam naufrágios, áreas marinhas protegidas e espécies endêmicas.

A partir da praia da Pajuçara, a operadora Let’s Dive oferece desde uma primeira experiência de mergulho chamada de batismo, a dois quilômetros da praia, até mergulhos técnicos e profundos. O batismo inclui aulas básicas que lhe permitem submergir até sete metros de profundidade, conduzido por um instrutor na Piscina do Amor, uma piscina natural escondida no coração da Praia da Pajuçara, que concentra esponjas, algas e cardumes de peixes coloridos.

Quem tiver interesse em ir mais fundo pode fazer um curso básico na própria capital. Com quatro dias de aulas, é possível sair com um certificado que te torna apto a encarar mergulhos autônomos em qualquer lugar do mundo. 

Stand up padle

Uma prancha, um remo, um dia de sol e o mar calminho. Basta subir e começar a remar. A atividade que virou sensação no litoral brasileiro nos últimos anos é uma das aventuras mais praticadas na capital alagoana, devido às enseadas praticamente sem ondas na orla principal. Na Pajuçara, uma das melhores pedidas em dia de maré baixa, é alugar uma prancha na praia e remar com um visual encantador da cidade, com direito a paradas para mergulho livre em piscinas naturais exclusivas.

Gastronomia

A cozinha sertaneja sempre reinventada por quituteiras e chefs locais é marcada pelo clássico sabor da macaxeira, do queijo coalho e das carnes curadas, mas atualmente ganha receitas inovadoras, sem perder sua marca principal: um acervo de ingredientes tradicionais que inclui ainda a tapioca, o mel de engenho, a manteiga de garrafa, o coco, o coentro e a pimenta rosa. Tudo acompanhado de técnicas tradicionais relacionadas à cultura indígena e quilombola. É possível degustar os sabores do sertão em quiosques de tapioca à beira-mar, em restaurantes com ambiente temático ou em casas dedicadas à nova cozinha nordestina que se valem de um menu criativo com porções menores, mais suaves e sofisticadas

Também alegram os cardápios da cidade o frescor dos mariscos, lagostas, camarões e peixes variados provindos do mar e do célebre Rio São Francisco, cuja foz está a pouco mais de 100 quilômetros da capital. A maior parte dos pescados, porém, é fornecido por comunidades tradicionais da cidade como o Pontal da Barra e o bairro portuário do Jaraguá, onde fica a Balança do Peixe. A cozinha litorânea ou mediterrânea está presente em toda a cidade, seja nas barracas pé na areia, em rústicos bares de pescadores do litoral norte, à beira da Lagoa do Mundaú ou no gastronômico bairro da Jatiúca.

Hospedagem

Em um dos melhores endereços da cidade, na praia de Pajuçara, o Hotel Acqua Suítes tem instalações confortáveis, de frente para as piscinas naturais (foto à dir.). É perfeito para quem quer se deslocar a pé para os principais atrativos da cidade, como o Mercado do Artesanato e o ponto de partida do passeio de jangadas, e tem ótimo custo-benefício, já que é um hotel econômico, mas com um design diferenciado, para quem não abre mão de conforto, comodidade e estilo. E para que os turistas vivam a hospitalidade alagoana, o Acqua Suítes oferece cinco categorias de acomodação: a Suíte Family, que inova o conceito de hotel de cidade acomodando até três crianças cortesia em um espaço para cinco pessoas; o Suíte Panorâmica, com uma vista de 180º para orla da praia; Suíte Terraza, na cobertura do prédio com varandas que proporcionam a vista do céu, sol e mar de Maceió, além das categorias mais econômicas, como o Standard e o Lateral Mar. Os visitantes ainda encontrarão no hotel piscina adulto e infantil, espaço fitness, espaço kids, salão de jogos, sala para convenções e wifi cortesia em todo prédio.

Outra opção é o Hotel Maceió Mar, localizado no melhor ponto da praia da Ponta Verde, que oferece instalações amplas, confortáveis, um restaurante com opções regionais e internacionais e área de lazer externa.

Serviços: 

Operadoras

Mergulho – Let’s Dive
Opera batismos e saídas de mergulho autônomo, cursos técnicos e formação de instrutores. (82) 3316-5385
www.letsdive.com.br

Stand up padle – Volcano Sup Boards
Aluga equipamentos (stand up e windsurfe) na praia da Ponta Verde. (82) 98834-3608

Restaurantes:

Picuí Carne de Sol
Um dos restaurantes mais premiados da cidade, especializado em culinária sertaneja com técnicas requintadas. (82) 3223-8080
www.picui.com.br

Wanchako
Primeiro restaurante peruano do País, serve uma diversidade de ceviches e frutos do mar em um ambiente bastante autêntico inspirado na arte inca. (82) 3377-6024
www.wanchako.com.br

Divina gula
Nasceu dedicado à comida mineira, mas atualmente oferece cozinha brasileira de forma geral em pratos com apresentação caprichada em um ambiente amplo incluindo um belo jardim ao ar livre. (82) 3223-8080

Hotéis:

Hotel Acqua Suítes
Local: Av. Dr. Antônio Gouveia, 817, Pajuçara – Maceió. (82) 3026-8002
Informações: www.acquasuites.com
Reservas: [email protected]

Hotel Maceió Mar
www.maceiomarhotel.com.br

Fotos: Wesley Menegari, João Schwartz, Dálio Marinho, Tom Alves (divulgação)

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74