Turismo

Estação Ferroviária de Jaguariúna é tombada pelo Condephaat

6 de julho de 2016

O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) homologou o tombamento da Estação Ferroviária de Jaguariúna, que em abril completou 70 anos. A decisão foi publicada no Diário Oficial no dia 22 de junho de 2016.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Cultura, o local foi tombado devido a sua importância histórica ferroviária e por ser ponto de parada do passeio de trem da Maria Fumaça.

A cidade teve função terminal para o primeiro trecho da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, inaugurado em 1875 sob a denominação Viação Férrea Campinas-Jaguariúna, que foi estendido no mesmo ano por um ramal até Amparo. O atual prédio da estação foi inaugurado em 1945 e suas características arquitetônicas neocoloniais agregam ao edifício maior significado entre as demais estações da linha.

Atualmente, o local é um ponto turístico do município e oferece passeios de trem para a estação de Anhumas (Campinas), passando pelas de Tanquinho e Carlos Gomes. Deste modo, os elementos antigos do conjunto continuam preservados, com aproveitamento para novas atividades.

Também há um bar no local, o Botequim da Estação. 

Passeio da Maria Fumaça

A locomotiva Alco CP 905 é uma legítima locomotiva da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, fabricada em 1958. Marcou a época da transição da tração a vapor para a então moderna tração a diesel. Foi completamente recuperada e restaurada com as cores originais da ferrovia. Trabalha em conjunto com as locomotivas a vapor nos trens maiores de forma a economizar água e minimizar o risco de incêndios à beira da linha.

Todos os trens continuam sendo tracionados por locomotivas a vapor e, ao longo do passeio, é possível conhecer duas a três locomotivas diferentes, todas em operação.

Os passeios abertos ao público ocorrem sempre aos sábados, domingos e feriados. Os trens partem de Campinas, na Estação Anhumas, e de Jaguariúna.

Serviço:

Passeio da Maria Fumaça
Horários:
Sábados: Partindo de Campinas – às 10h10 (percurso completo, ida e volta, duração de 3h30); às 15h – meio percurso até Tanquinho (duração de 1h30) / Partindo de Jaguariúna – às 10h (horário adicional em julho) e às 15h – meio percurso até Tanquinho 
Domingos e feriados: Partindo de Campinas – às 10h10 e 14h30 (percurso completo, ida e volta, duração de 3h30); às 16h30 – meio percurso até Tanquinho (duração de 1h30) / Partindo de Jaguariúna – 10h e 14h30 (meio percurso até Tanquinho, duração de 1h30); 12h30 – percurso completo até Campinas (ida e volta, duração de 3h30)
Valores (a partir de 01/07/2016):
Tarifas normais – percurso completo (Campinas a Jaguariúna) – R$  95 (inteira) e R$ 48 (meia); meio percurso (partindo de Campinas ou Jaguariúna até Tanquinho) – R$ 75 (inteira) e R$ 38 (meia)
Tarifas especiais: somente ida ou volta (solicitar na bilheteria da estação) – R$ 75 (inteira) e R$ 38 (meia); retornar em horário diferente (Campinas a Jaguariúna) – R$ 110 (inteira) e R$ 55 (meia) – somente domingos, às 10h10 partindo de Campinas com retorno partindo de Jaguariúna no horário das 16h30

Para a realização dos passeios é necessário um mínimo de passageiros pagantes, sendo 40 para o percurso completo e 20 para meio percurso

Fonte: com informações da Secretaria de Estado da Cultura e Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF)

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