Jacutinga, localizada no sul de Minas, próxima às cidades de Espírito Santo do Pinhal, Itapira, Mogi Mirim e Águas de Lindóia, na região de Campinas, é conhecida nacionalmente pela tradição da confecção de malhas e do crochê. A partir deste mês de março, a cidade começa a receber visitantes para conhecer a coleção de malhas Outono-Inverno 2015. Neste período, as lojas ficam abertas também aos finais de semana e costumam vender mais de 500 mil peças.
A cidade possui atualmente um parque têxtil com aproximadamente 1.300 fábricas em funcionamento e cerca de 750 lojas que atendem atacado e varejo. Além disso, é referência nacional e internacional no segmento e atualmente exporta para mais de 30 países.
Além do turismo de compras, oferece ainda diversos eventos ao longo do ano, como no mês de Janeiro “O festival e Tira Gosto”, que elegeu o melhor pão de queijo da cidade e outros petiscos.
Jacutinga possui também diversos pontos turísticos que podem ser visitados durante todo o ano. Confira:
Igreja Matriz de Santo Antônio: A construção é uma das mais antigas do município. Suas obras de artes a tornam ainda mais valiosa. Como por exemplo, o relógio, fabricado em Jacutinga por Lourenço Fernandes, ou o com um entalhe na porta principal, feito por João Pinheiro de Oliveira Pires. Seguindo para seu interior, encontram-se vitrais, murais e telas, com destaque para as cópias feitas por Antônio Volponi, tiradas de cartões do renomado pintor alemão Fugel, que segue o estilo expressionista, e do pintor italiano Fra Bartolomel.
Lago: O Lago Municipal ou Parque Primo Raphaelli é um dos lugares mais visitados pelos turistas que chegam a Jacutinga. O local é propício para uma boa caminhada na pista de cooper, pesca ou até pedalar na pista de bicicleta. O Parque conta ainda com uma infraestrutura para festas, um centro de lazer para crianças e academia ao ar livre, campo de bocha, pista de skate, quadras esportivas, além de quiosque.
Pico Alto Alegre: Com seus 1325 metros de altitude, o pico Alto Alegre é um dos atrativos mais belos de Jacutinga. Em seu topo os visitantes encontram uma lagoa. Do local, também é possível praticar voo livre.
Pico da Forquilha: Localizado a 7 Km do centro da cidade, o Pico da Forquilha destaca-se por sua paisagem natural e características geográficas. Do alto de seus 1.200 metros de altitude, os visitantes se deparam com uma bela vista panorâmica da região. Do alto é possível avistar algumas cidades do Estado de São Paulo, já que o município de Jacutinga faz divisas com os municípios paulistas de Espírito Santo do Pinhal, Itapira, Mogi Mirim, Mogi Guapé e Águas de Lindóia. O Pico da Forquilha oferece trilhas que são boas opções para os ecoturistas. Durante a noite, muitos visitantes acampam no pico para desfrutarem da beleza do céu.
Praça dos Expedicionários: Apesar de pequena, a praça possui um mosaico dedicado aos soldados de Jacutinga que combateram na Segunda Guerra mundial. Este mosaico é de autoria do Cônego Sebastião Carvalho Vieira.
Praça Matriz ou Praça Francisco Rubim: Com seu bonito coreto e jardins, a Praça da Matriz é um ponto de referência da cidade. Nos fins de semana é frequentada por jovens. A praça também é cercada por lojas de roupas em linhas e malhas, além e lanchonetes, cafés e sorveterias.
Atrativos Naturais: Jacutinga é conhecida por sua água mineral, engarrafada diretamente da Fonte São Clemente, que jorra 36 mil litros por dia. Além da Fonte São Clemente que oferece ao visitante pátio para recreação, vários mirantes e a própria água mineral.
Antiga Estação Ferroviária: A estação de Jacutinga foi aberta em 1897. Em 1918 recebeu o nome de Silviano Brandão, mas retornou ao originário pouco tempo depois. Antes de a estação ser ligada à Mogiana, o que somente ocorreu em agosto de 1898 com a entrega da estação de Sapucaí, as cargas eram transportadas à estação de Eleutério, da Mogiana, a 3 km dentro de território paulista, em “carros e tropas”. A estação também teve um importante papel na Revolução de 1932.
Turismo ecológico e rural: Entre os pontos turísticos estão a Cachoeira da Saudade, a 7 de Abril, a dos Stecca e outras que compõem o turismo ecológico e rural da cidade. No local, é possível chegar de carro, a pé ou de bicicleta, cercado por paisagens montanhosas. Albertina, distrito de Jacutinga, é também mais uma das atrações da cidade. O turista pode realizar um passeio à Cachoeira da Saudade e ao Morro Alto Alegre. Os pontos contém 1325 metros de altitude.
Fonte: assessoria de imprensa Associação Comercial de Jacutinga
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74