Nesta primavera, uma opção de passeio na capital paulista é visitar o Palácio dos Bandeirantes, que traz um pouco da história do Estado de São Paulo, um acervo de arte com milhares de obras, além do grande jardim que cerca a sede do Governo. A exposição vai até 30 de março de 2015, de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, e todas as visitas são acompanhadas por educadores. A entrada é gratuita.
No térreo, uma breve história do Estado de São Paulo, do Palácio, desde sua aquisição até os dias de hoje, e da coleção de arte nele abrigada. Na entrada principal, estarão expostas obras de Henrique Bernardelli, Candido Portinari e Giovanni Oppido que homenageiam os bandeirantes. A partir delas, os educadores contam a história da construção, auxiliados por um painel de textos e por um monitor com fotografias e outros documentos.
No primeiro andar, retratos de 30 ex-governantes de São Paulo estão expostos no Mezanino, reunidos para promover uma leitura histórica e estética, presente na arte do retrato.
Inaugurado oficialmente em 1970, o Palácio dos Bandeirantes está localizada em uma área de 125 mil metros quadrados. A área ajardinada corresponde a 70% do terreno contendo mais de dois mil árvores, entre espécies, como o pau-brasil, a árvore símbolo do Brasil, e o ipê amarelo, também uma flor símbolo do país. Há ainda espécies exóticas, como cerejeiras e o cedro-do-líbano.
Além da diversidade de plantas, já foram identificadas aproximadamente 40 espécies de aves que fazem dos jardins seu habitat. Entre elas, pica-paus, amarelo e negro, quero-quero, joão-de-barro, tico-tico, alma de gato e o sabiá-laranjeira, a ave símbolo do Brasil.
Palácio dos Bandeirantes.
Endereço: Avenida Morumbi, 4.500, Portão 2, São Paulo
Data: até 30 de março de 2015
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h
Entrada: gratuita
Informações: (11) 2193-8282 ou monitoria@sp.gov.br
Grupos acima de 10 pessoas agendamento em www.acervo.sp.gov.br
Fonte: assessoria de comunicação – Governo do Estado de SP
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74