Bem-estar

Hotel Ponto de Luz é referência para quem busca relaxamento e autoconhecimento

11 de junho de 2013

Acordar e ver a bruma tornando a paisagem de bambus e montanhas semelhante a uma pintura de nanquim chinesa, é um lembrete de que se está em um lugar muito especial. O Hotel Ponto de Luz fica em um vale no bairro do Sertãozinho, área rural da cidade de Joanópolis, a 110 km de Campinas. Ao seu redor nasce a Serra da Mantiqueira e por suas terras corre um rio. Só no território do Ponto de Luz são seis quedas de cachoeira, fazendo do barulho da água corrente a trilha sonora _bem sutil_ do lugar.

Sutileza e encantamento, aliás, são duas palavras que descrevem bem a experiência de estar ali. Dos aromas à apresentação dos pratos, passando pela decoração dos apartamentos e delicadeza e atenção do staff, todos os mínimos detalhes fazem parte de um todo que tem como intuito acolher e dar suporte aos que buscam, além de descansar, autoconhecimento.

Lá é possível estar em silêncio e encontrar a quietude, ainda que em companhia. “Possibilitar que a pessoa tenha um encontro consigo mesmo, através da meditação, terapias corporais, contato com a natureza e alimentação é a missão do Ponto de Luz”, afirma a proprietária e fundadora do hotel, Libertad Sanches. O lugar é o primeiro spa holístico do Brasil e referência no conceito. Em janeiro de 2014 completou 20 anos.

Crianças são bem vindas, mas, diferente de outros hotéis, no Ponto de Luz não há monitores. Os pais devem aproveitar a folga do trabalho para estar com seus filhos. Ainda que não haja programação especial, as crianças podem participar da caminhada e das vivências corporais e meditações, se divertir na cachoeira e piscinas e pular à vontade na cama elástica que foi colocada ao ar livre especialmente para elas. Durante os feriados e férias, é muito comum encontrar famílias pelo hotel. A estadia é um convite para estreitar os laços familiares, desde as atividades matutinas, as refeições, os momentos de relaxamento e as atividades culturais noturnas. É esta a proposta. Como o hotel tem escadas, rio, pedra e bosques, os pais precisam estar atentos para onde seus filhos andam e protegê-los. 

Programação

O dia no Ponto de Luz começa com o café da manhã, servido a partir das oito. Iogurte, pães e bolos feitos lá mesmo com ingredientes orgânicos _o cardápio conta com opções sem glúten e sem lactose_ são o desjejum ideal para um dia de cuidados com o corpo e a mente.

À mesa no deck, é possível tomar café admirando a paisagem: o céu azul contrastando com o verde do vale. No monte mais alto, as nuvens repousam. Os pássaros cantam “bem-te-vi”, “bem-te-vi”. Às nove e meia, toca o sino que indica que é hora da caminhada. Orientada por um biólogo, são quatro possibilidades de trilhas. As mais amenas, as trilha da Cachoeira e Mina D´água, passam por dentro do bosque e margeiam a cachoeira. Já as externas, as trilhas Fazenda São Jorge e Morro das Bruxas, exigem mais preparo físico. A caminhada é uma atividade diária incluída em todos os pacotes e tem como intuito preparar o corpo para o dia e integrar as pessoas à natureza.

Até a Vivência Corporal, a próxima atividade coletiva, que também está incluída em todos os pacotes e acontece sempre ao meio-dia, há tempo para fazer alguma terapia corporal ou atendimento. Terapia aquática, massagens dos mais diversos tipos, banhos de ofurô, atendimentos em astrologia e oráculos, consultas de florais e aconselhamento nutricional, entre outros.

O banho de ofurô, feito em uma sala especial, é um convite para o relaxamento total. O silêncio, a iluminação e o aroma das essências do banho contribuem para que as preocupações e tensões se dissolvam na água. No “cardápio”, opções de banhos relaxantes, como o de lavanda, e energizantes, como o “banho de Oxalá”, com manjericão. Podem ser feitos individualmente ou pelo casal.

A Vivência Corporal é feita no salão, um espaço amplo e iluminado, e é conduzida por uma das terapeutas da equipe. Massagem corporal com bolinhas, que visa despertar e estimular os pontos energéticos do corpo, do pé até a coluna, ou uma vivência para alinhar os chakras (centros de energia) através da respiração são alguns exemplos do que o hóspede pode encontrar na atividade do meio-dia.

O almoço é servido no refeitório que tem vista para as montanhas. Os pratos são leves, coloridos e o clima é mesmo de paz. As pessoas se confraternizam no momento da refeição, mas o burburinho nem de longe lembra a barulheira dos restaurantes e praças de alimentação. Parece que todo mundo entra num ritmo mais devagar, em um tom mais baixo.

O fim da tarde é convidativo para um passeio pelos arredores, com possível parada na Pedra Preta, que fica a cinco minutos de caminhada da entrada do hotel. Da pedra pode-se avistar o Morro das Bruxas, ver o pôr do sol e apenas contemplar.

Às 18h30, diariamente, há uma prática de meditação no salão. Porém, o conceito da meditação extrapola esse momento e está presente em tudo. Pois, como lembrou a proprietária Libertad, “Quando perguntaram para o Buda o que era meditação, ele disse que era comer enquanto estiver comendo, andar enquanto estiver andando…”, comenta.

Aos sábados e durante os feriados, as apresentações culturais animam a noite. Após o jantar, artistas se apresentam no salão, que se transforma em palco para receber músicos, como as cantoras Ceumar e Fernanda Porto, o arcodeonista Toninho Ferraguti, o instrumentista e maestro Roberto Sion, o flautista Danilo Tomic, assim como apresentações de dança e teatro. As atividades culturais são parte da essência do Ponto de Luz, que acredita na transformação através da arte.

O hotel tem pacotes de fim de semana, feriado e também opções de cinco dias, que funcionam como uma proposta de retiro. Nos programas de saúde, que podem ser de dois ou cinco dias, por exemplo, sucos desintoxicantes fazem parte do pacote. Oficinas de pães e biscoito e de jardinagem são algumas das atividades disponíveis. Ainda que não façam parte do pacote, podem ser agendadas por qualquer hóspede.

Toda sexta-feira à noite (no caso dos feriados, no primeiro dia de check-in) tem uma abertura com palestra sobre temas variados sobre autoconhecimento, filosofias orientais e terapias.

A coordenadora da equipe de 13 terapeutas, Jussara de Oliveira, ressalta que o objetivo dos pacotes é possibilitar que os hóspedes compreendam a essência da meditação, mais que uma técnica específica. As massagens e banhos de ofurô, por exemplo, servem para aliviar as tensões do corpo e possibilitar o relaxamento do corpo e da mente. “As pessoas chegam aqui bem estressadas. Através dos tratamentos e vivências vão entrando em contato com seu interior, relembrando quem realmente são. O intuito é criar um espaço-tempo para a integridade, para a cura, para a transformação”, afirma.

Muitos dos hóspedes são frequentadores regulares, já que o Ponto de Luz é um local de convergência, onde a pessoa encontra outros buscadores. Bianca Correa de Queiroz Castiglioni, analista de São Paulo, já tinha estado no Ponto de Luz duas vezes e voltou para comemorar seu aniversário. “A primeira vez que vim estava procurando um lugar para meditar. Cheguei até pensar em ir para um mosteiro budista da região. Acabei vindo para cá e me apaixonei. É um lugar iluminado. Dessa vez trouxe meu namorado”, disse após a vivência corporal.

Grupo de amigos também aproveitam para se reunir. A professora de yoga, fundadora e coordenadora do Núcleo de Yoga Ganesha, de São Paulo, Márua Raceni Pacce, levou um grupo de alunas para o hotel. “O Ponto de luz proporciona, de forma natural, um local único de encontro para se estar em boa companhia e sentir-se pertencente”, afirma. O staff é dirigido e formado quase que integralmente por mulheres, o que se reflete na atenção aos detalhes e na delicadeza do atendimento. A professora de yoga destaca ainda que é um lugar único no Brasil no conceito de Centro Holístico e disse que é o que mais se aproxima de Esalem, centro holístico no norte da Califórnia e conhecido mundialmente.

Antes de pegar os 18km de estrada de terra e voltar para casa, o hóspede pode levar consigo ervas medicinais cultivadas por lá mesmo, hortaliças orgânicas dos sítios vizinhos e pães, bolos e biscoitos feitos também na cozinha do hotel, além de produtos naturais vendidos na lojinha, além de levar a consciência de que para meditar e relaxar basta estar presente.

Estrutura

O Hotel conta com apartamentos e chalés, sendo 20 apartamentos e uma “suíte romance”. Todos têm sacada com floreira e vista para a bela paisagem das montanhas.

No Recanto das Artes são mais três apartamentos, que em vez de vista para as montanhas, possuem um lindo redário e um gracioso jardim. O nome vem da decoração dos quartos, que conta com pinturas com os temas “música”, “dança” e “poesia”, feitas pelo artista local Alex Dangeli.

Os chalés foram construídos com base nos conceitos da “Geometria Sagrada” e além da preocupação com a  bioarquitetura, os chalés receberam nomes inspirados nas constelações e na astrologia: Fênix, Gaya, Columba, Vênus, 3 Marias, Orion, Estrela, Lyra, Lua, Sol. O maior diferencial das instalações dos chalés é a comodidade em espaços exclusivos. De qualquer um deles, tem-se o privilégio de desfrutar do maravilhoso espetáculo proporcionado pela natureza. O ‘corpo’ do hotel fica a apenas 150 metros de distância, para onde os hóspedes podem se deslocar facilmente a pé ou de carro. Quem opta pela hospedagem nos chalés desfruta da mesma infraestrutura das demais acomodações, porém, os chalés, diferentemente dos apartamentos, possuem cozinha equipada e TV a cabo (o chalé Vênus não possui TV).

A estrutura de lazer conta com piscina aquecida purificada com ozônio, piscina ao ar livre, sauna, sala de ginástica, sala de TV, labirinto, templo indiano, deck além das cachoeiras, bambuzal, Pedra Preta e matas.

Alimentação

De inspiração naturalista, o cardápio do Ponto de Luz foi elaborado visando a qualidade e a integração do homem com a natureza, tornando-se um instrumento eficaz para manutenção e prevenção da saúde. As refeições são preparadas cuidadosamente com alimentos integrais, orgânicos e funcionais. 

O hotel também prepara alimentos sem glúten e sem lactose, sobremesas com açúcar orgânico, com mel e sem açúcar. 

Os produtos orgânicos são provenientes de sítios do entorno.

Centro Holístico

O Centro Holístico do Ponto de Luz promove cursos, workshops, retiros e vivências compartilhadas para aprofundamento da Consciência e da Espiritualidade. 

Atendimentos holísticos, estética natural, oficinas na cozinha e na natureza e vivências compartilhadas como meditação e atividade corporal fazem parte das atividades oferecidas. O foco é sempre a meditação, o autoconhecimento e atenção ao Ser em sua totalidade. 

Leitura e realinhamento dos Chakras, florais, I Ching, astrologia, tarot, massagem Ponto de Luz, massagem de pedras quentes, watsu, integração craniossacral, energização, tratamentos corporais e facial Magia da Terra, escalda-pés, ofurô, são algumas das  inúmeras opções oferecidas no Centro Holístico.

A equipe é formada por 13 terapeutas, algumas que moram na região, outras moram em São Paulo e vão uma vez por mês para ministrar palestras, vivências e oferecer atendimentos

Sustentabilidade

A sustentabilidade está no DNA do Ponto de Luz, desde a arquitetura até a forma com que interage com a cidade, já que o hotel faz a economia de Joanópolis girar, além de empregar 30 famílias do bairro em que está localizado. Entre outras conquistas, ao longo de quase 20 anos, o Ponto de Luz conseguiu implantar uma política de coleta seletiva de lixo na região. Hoje em dia, uma parceria com a prefeitura garante que os recicláveis do bairro sejam recolhidos.

A mata da margem do rio e da área da vila dos chalés, assim como a cobertura do Morro das Bruxas foi restaurada pelo Ponto de Luz. Atualmente, o hotel faz parte de um programa da WWF que vai restaurar uma grande área de mata nativa.

Serviço:

Hotel Ponto de Luz
Endereço: Estrada Sertãozinho, s/n – Joanópolis (SP). (11) 4539-3112 / 3226 / 9382
Informações: reservas@hotelpontodeluz.com.br e www.hotelpontodeluz.com.br
www.facebook.com/hotelpontodeluz

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74