Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Campinas, Ministério do Turismo e Secretaria de Estado de Turismo abriu vagas para a capacitação tanto de pessoas que já estão na área de Turismo quanto para pessoas que estão desempregadas e querem aprender uma função nesta área.
A parceria disponibilizou vagas em cursos de qualificação do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), modalidades Pronatec Copa e Pronatec Copa na Empresa. A qualificação de profissionais de Turismo e Eventos é um dos requisitos para que Campinas possa se candidatar a subsede da Copa do Mundo de 2014.
O Pronatec Copa é destinado para quem deseja ingressar no mercado de trabalho através do turismo, da hotelaria, eventos ou lazer. Até o final do ano, foram disponibilizadas 240 vagas em aulas presenciais, que serão ministradas no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para os seguintes cursos: recepcionista de eventos, organizador de eventos, recepcionista de hotel, camareira em meios de hospedagem, garçom, auxiliar de cozinha, atendente em posto de informação turística e monitor de recreação infantil.
As primeiras turmas já começam neste mês de maio e novas classes devem ser formadas até o final do ano. “O aluno que se interessar se inscreve para o curso e fazemos o processo de matrícula e, assim que as turmas estiverem formadas, as aulas se iniciam”, explicou a diretora.
Para participar, o interessado deve ser maior de 18 anos e se inscrever no Departamento de Turismo da Prefeitura por meio do telefone 2116-0724.
Pronatec Copa na Empresa
Esta modalidade de cursos de capacitação é direcionado aos profissionais que já atuam em hotéis, agência de viagens, guias de turismo, empresas de eventos, bares e restaurantes, além de áreas da segurança pública como Policia Militar e Guarda Municipal e taxistas. As empresas levam os cursos para dentro do ambiente do trabalho para qualificação dos funcionários em horários diferentes do expediente.
Os cursos têm carga horária entre 160 e 360 horas e é gratuito para a empresa e para o trabalhador. Basta que a empresa procure o Departamento de Turismo da Prefeitura para mostrar interesse em participar por meio do telefone 2116-0724.
Uma das áreas mais procuradas é o aprendizado de idiomas, já que inglês e espanhol são fundamentais para que os trabalhadores possam se comunicar com seus clientes estrangeiros.
Além de inglês e espanhol, outros cursos disponíveis são: governança em meio de hospedagem, recepcionista em meio de hospedagem, camareira emmeio de hospedagem, monitor de recreação, mensageiro em meio de hospedagem, garçom, auxiliar de cozinha, atendente de lanchonete, bartender, copeiro, cozinheiro industrial, pizzaiolo, salgadeiro, churrasqueiro, sommelier, sushiman, organizador de eventos, cerimonialista e mestre de cerimônias, recepcionista de eventos e agente de informações turísticas.
Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura de Campinas
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74