A Torre do Castelo, um dos principais pontos turísticos de Campinas, está de cara nova. Recentemente, a Torre passou por um processo de restauração e recebeu diversas modificações. Os mármores italianos do piso de entrada foram recuperados e, no alto da Torre, painéis informativos foram instalados. As melhorias no patrimônio foram realizadas através de uma parceria entre a Sanasa (o departamento de água e esgoto da cidade) e o Departamento de Turismo (Detur) de Campinas e integram o projeto “Janelas para a cidade”, iniciativa que abriu as janelas da Torre do Castelo a Campinas, como um marco do turismo e lazer.
Nas “janelas” foram colocados painéis que situam histórico e geograficamente o ponto contemplado. Nas placas, além de saber qual direção avistada, o visitante descobre a breve história daquela região, com o destaque dos principais pontos turísticos. Dessa forma, é possível conhecer as “diferentes Campinas”, dos prédios aos campos. Além de apreciar a cidade como um todo, o visitante pode comparar as diferentes regiões da cidade e ainda ser presenteado com o visual panorâmico.
Histórico
Projetado em 1938 e inaugurado em 1940, o reservatório de água com 27 metros de altura e capacidade para 250 mil litros de água foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc). Em dias claros é possível avistar também as cidades da região, como Valinhos, Hortolândia, Sumaré e Paulínia. O prédio abriga ainda parte do acervo do museu da Sanasa (departamento de água e esgoto) com peças antigas utilizadas no início do abastecimento público da cidade.
A Torre d’água como era conhecida, foi projetada pelo urbanista paulistano Francisco Prestes Maia. No projeto, o urbanista previa dar continuidade a Avenida Andrade Neves até o Jardim Chapadão, terminando numa rotatória com um obelisco. Na mesma época, o Departamento de Água e Esgoto de Campinas (atual Sanasa) elaborava um Plano Diretor para o abastecimento de água nos bairros Botafogo e Guanabara. Precisava construir um reservatório para prover a região. Aliando as duas ideias, a Torre foi erguida. A importância do patrimônio resultou em mudanças: o bairro que antes se chamava Jardim Chapadão (região ao lado) é hoje conhecido por Castelo.
Torre do Castelo
Local: Praça 23 de Outubro, s/n, Castelo – Campinas
Horários: durante a semana, a Torre fica aberta o dia inteiro e é possível agendar visitas apenas para grupos fechados. Já as visitas abertas ao público em geral ocorrem aos sábados e domingos, das 15 às 21 horas. Também devem ser agendadas pelos telefones: (19) 3236-8015 / (19) 3241-6931 ou pelo e-mail biblioteca@sanasa.com.br
Fonte: assessoria de imprensa da Sanasa
Fotos: Pedro Soares Neto e prefeitura de Campinas / divulgação
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74