Com um crescimento vertiginoso do número de passageiros desde 2008, o Aeroporto Internacional de Viracopos 'voa' para se tornar o maior aeroporto da América Latina. Só este ano, de janeiro a julho, houve um aumento de 46,37% no número de passageiros, em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a mais de 4,2 milhões de pessoas.
A expansão e os investimentos da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em Viracopos foram discutidos no 1º Fórum Campinas de Jornalistas de Turismo, realizado na cidade entre os dias 2 e 4 de setembro. O tema foi abordado pelo gerente de Marketing e Comunicação Social de Viracopos/Infraero, Cleber Rodrigues, o presidente da Trip Linhas Aéreas, José Mario Caprioli, e o diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, Adalberto Febeliano.
De acordo com os números da Infraero, a antes discreta movimentação, que atingiu pouco mais de 900 mil passageiros em 2007, deu lugar a sucessivos índices surpreendentes. Em 2008 foram mais de um milhão de passageiros; em 2009, saltou para 3,3 milhões, consolidando o terminal como um dos mais importantes do país e fortalecendo as projeções de que ele se torne alternativa viável para suprir o excedente dos aeroportos de São Paulo, atingindo a posição de um dos mais importantes complexos aeroportuários da América do Sul. Em 2010, movimentando mais de cinco milhões de passageiros, Viracopos atingiu a marca do segundo aeroporto que mais cresceu em todo o mundo, de acordo com o relatório do Airports Council Internacional, instituto internacional que gera a colaboração entre o setor aeroviário.
Azul
A Azul Linhas Aéreas foi a companhia aérea responsável pelo crescimento do número de passageiros em Viracopos. A empresa iniciou as operações no aeroporto em 2008, e já atingiu 10 milhões de clientes desde sua fundação. São 300 voos diários e 39 aeronaves.
De acordo com o diretor de Relações Institucionais da Azul, Adalberto Febeliano, Campinas sempre esteve no planejamento inicial da empresa como base de operações. "O crescimento da Azul em Viracopos foi bom para todos, até para as concorrentes", afirma. Para ele a distância da capital não atrapalha o fluxo de passageiros. "O sistema de transporte de passageiros em ônibus é eficiente e funciona muito bem na alimentação do voos."
Trip
A empresa campineira Trip Linhas Aéreas é a maior companhia aérea regional da América do Sul. Possui 49 aeronaves, com previsão de chegar a 55 até o final de 2011, mais 13 em 2012, e opera em mais de 80 cidades do país.
O presidente da empresa, José Mario Caprioli, disse que a cidade foi escolhida como um dos terminais de distribuição de voos da empresa para desconcentrar o fluxo nas grandes capitais. "Somos uma empresa de aviação regional e nosso objetivo contínuo é contribuir para o desenvolvimento do transporte entre as médias e pequenas cidades do país, comprovadamente as que mais crescem no Brasil", explica.
A Trip acaba de ser eleita pelo Skytrax World Airline Awards 2011 a melhor companhia aérea regional da América do Sul.
Obras
Para adequar o aeroporto à esta nova realidade, estão sendo realizadas obras para ampliar a capacidade e transformar Viracopos no maior aeroporto da América do Sul.
A ampliação da área de check-in de Viracopos já foi inaugurada em agosto. O Módulo Operacional traz 22 novos balcões de atendimento, elevando a capacidade do aeroporto para receber seis milhões de passageiros por ano.
Em janeiro deste ano, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) aprovou o parecer técnico da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), autorizando a emissão da Licença Ambiental Prévia para o início da ampliação do aeroporto. A Infraero irá investir cerca de R$ 744 milhões nas obras que incluem implantação do novo Terminal de Passageiros e segunda pista de pouso e decolagem, em sua primeira fase.
O gerente de marketing e comunicação social de Viracopos, Cleber Rodrigues, explicou que algumas das mudanças já estão em andamento, como as obras de adequação do atual Terminal de Passageiros e construção do novo terminal, cujos projetos já estão sendo licitados. Também em andamento, a obra de adequação e ampliação dos bolsões de estacionamentos de veículos, que vai passar de cerca de 900 para 1.800 vagas oferecidas aos passageiros e usuários, e deverá ser concluída ainda em 2011.
O Plano Diretor de Viracopos, que projeta as perspectivas de crescimento, prevê o desenvolvimento de obras que vão permitir, a longo prazo, atender a uma demanda para 61 milhões de passageiros por ano e 570 mil operações de pouso e decolagem em 2025. Ainda de acordo com o plano, os terminais de logística terão capacidade para processar até 720 mil toneladas de carga aérea por ano.
Cargas
No setor de cargas também haverá novidades. O Terminal de Logística de Carga de Viracopos, considerado o principal portão de entrada e saída de bens e produtos resultantes do comércio internacional, será ampliado em 80 mil metros quadrados. As obras serão iniciadas em 2012.
Com meio século de história, o aeroporto já está consolidado no transporte de cargas, ocupando a primeira posição do segmento no ranking dos 34 terminais de logística de carga administrados pela Infraero, além de ser considerado o melhor Terminal de Carga da América Latina pela pesquisa Air Cargo Excellence Survey, realizada pela revista americana Air Cargo World Magazine, em 2011. Só em 2010, Viracopos movimentou mais de 280 mil toneladas de cargas.
Até julho deste ano, 105.128 toneladas de produtos importados e 61.408 toneladas de cargas exportadas foram movimentados no terminal campineiro.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74