Turismo

Prefeitura de Campinas tenta implantar turismo receptivo

5 de setembro de 2011

Por Suely da Silva Lima

A discussão sobre o turismo receptivo foi um dos destaques do 1º Fórum Campinas de Jornalistas de Turismo, realizado na cidade entre o dias 2 e 4 de setembro. Entre os temas, foram discutidas respostas para as seguintes perguntas: o que o turista pode encontrar como opção de passeio quando chega em Campinas? Quais são os atrativos que a cidade e a região oferecem para tirar este turista do aeroporto ou do quarto de hotel? Ou ainda, quais são as possibilidades para o empresário que veio à cidade a negócios ficar para o fim de semana?

A Coordenadora de Planejamento e Informação do Departamento de Turismo da Prefeitura de Campinas, Mirza Pellicciotta, e a gestora técnica do Circuito Turístico de Ciência e Tecnologia (CT²), Marcela Moro, apresentaram projetos e ações que estão sendo implantadas na cidade que incluem diversos atrativos turísticos em Campinas e região para entreter e informar o visitante.

Segundo a coordenadora, o turismo receptivo em Campinas ainda não está totalmente implantado, pois falta a operacionalização, ou seja, agências que comercializem os roteiros. “O programa 'Conheça Campinas' já identificou e estruturou roteiros. A limitação é que ainda não existe uma operacionalização. Algumas agências que trabalham com o emissivo estão começando a oferecer este serviço para o visitante, mas ainda estamos no início", afirma.
 
Ainda de acordo com Mirza Pellicciotta, foram necessários sete anos de trabalho até a estruturação dos roteiros. “Nosso turismo é emissivo, nossa tradição é de enviar o turista para fora. Agora o poder público está desenvolvendo um trabalho com o objetivo de sensibilizar para a instalação de um receptivo turístico para a cidade”, revela a coordenadora.

O trabalho de conscientização da população e de recepção ao visitante já incluem postos de informações turísticas (no aeroporto de Viracopos, na entrada de Sousas e na Rodoviária de Campinas), totens informativos implantados nos principais pontos turísticos da cidade, guias credenciados e capacitados para dar informações e conduzir o visitante, acesso a várias instituições e comunidades, mapas impressos e materiais virtuais com informações da cidade disponibilizadas em um mapa eletrônico com mais de mil inserções cadastradas (infotur.campinas.sp.gov.br), além de uma série de roteiros integrados de passeios pela cidade. 

Entre os roteiros já estruturados e a espera do turista estão o Roteiro Afro, Roteiro da História da Educação, Roteiro da Comunidade Japonesa, Roteiro do Café, City Tour pelas 7 Maravilhas de Campinas e, em algumas datas específicas, as caminhadas e passeios organizados pela prefeitura que percorrem comunidades e distritos.

Os roteiros podem ser autoguiados ou feitos em companhia de guias especializados, mas os interessados devem entrar em contato com a prefeitura (informações abaixo). 

Circuito de Ciência e Tecnologia (CT²)

Outras possibilidades que a cidade e a região já oferecem aos turistas são os 14 roteiros autoguiados do Circuito de Ciência e Tecnologia (CT²), que tem a finalidade de atender o turista que está na região ou próxima a ela.

O consórcio é formado por nove cidades: Americana, Campinas, Hortolândia, Piracicaba, Sumaré, Santa Bárbara d’Oeste, Jaguariúna, Nova Odessa e Limeira. Além de apresentar os potenciais turísticos da região e revelar atrativos que estão relacionados à temática da ciência e tecnologia como forma de turismo, as atividades promovem lazer e o contato com o conhecimento de forma lúdica.

Todas as informações dos passeios estão no site do Circuito e estão disponibilizadas de forma que o turista consiga montar o próprio roteiro a ser seguido. Dividido por setores, os roteiros não são fixos, ou seja, uma pessoa não precisa seguir à risca as sugestões. “Em função da variabilidade, a pessoa entra em contato direto com o proprietário e tem a possibilidade de montar o roteiro personalizado, assim ela pode visitar, de acordo com a preferência e a localização, os pontos que mais lhe interessam”, simplifica Marcela Moro.

Para a gestora, o circuito vem ao encontro das políticas públicas de turismo, que tem como principal diretriz a regionalização. “É uma forma de melhor aproveitar o potencial local do município envolvido por meio da promoção integrada e do planejamento turístico também integrado”, enfatiza.

Marcela revela que a operação tem sido incentivada por três agências locais, duas delas localizadas em Campinas e uma em Piracicaba (informações abaixo).

O público pode escolher entre os 14 roteiros que já estão prontos para receber visitantes: Roteiro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Roteiro dos Parques, Roteiro dos Museus, Roteiro Gastronômico, Roteiro dos Institutos, Roteiro das Arquiteturas, Caminhos do Café, Roteiro da Cachaça, Roteiro dos Rios, Caminhos da Ferrovia, Caminhos das Etnias, Roteiro dos Botecos e o Roteiro das Compras. (Saiba mais sobre os roteiros).

Serviço:

Informações turísticas:
Prefeitura de Campinas: www.campinas.sp.gov.br
Site mapa on line: http://infotur.campinas.sp.gov.br
Contato: [email protected]

CT²:
Site: www.ct2.tur.br
Email: [email protected]

Agências de turismo – Roteiros CT2

Speedy Viagens
Telefones: (19) 3213-6919 / 3243-3185
Contato: Flávia Zanelli – [email protected]

Brasil Company
Telefone: (19) 3032-8821
Contato: Samuel – [email protected] ou [email protected]

Campinas Turismo (trabalha apenas com Piracicaba)
Telefone: (19) 3243-4493
Contato: Rômulo Schincariol – [email protected]

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74