A barbearia Salão Internacional, instalada desde 1968 na estação Fepasa, antiga estação ferroviária de Campinas, é um daqueles endereços que resiste ao tempo e guarda a história de um lugar.
O barbeiro Luiz da Conceição é uma espécie de memória viva da antiga estação de trem, com 72 anos de idade e 55 anos de profissão. Mesmo antes de fazer parte da estação, ele tinha uma barbearia nas proximidades, na avenida 13 de maio, no início da década de 1950. Seu Luiz, como é conhecido, testemunhou as mudanças que o prédio da estação passou nos últimos anos e as principais transformações do transporte urbano de Campinas e da região central nos últimos 50 anos.
O salão mantém até hoje as mesmas características físicas, com móveis de época ainda bem conservados, e uma cadeira de barbeiro bem antiga, o barbeiro Luiz mantém também o modo de fazer a barba, praticado ano a ano da mesma forma. Na mão: gilete, navalha, espuma de barbear e esponja. Foi assim, que com carinho, o barbeiro recebeu o atual Prefeito de Campinas: Demétrio Vilagra, durante a reinauguração da Estação Cultura. Fez questão de sentar o Prefeito em sua cadeira e fazer-lhe a barba. Como é um bom colecionador de histórias, contou ao prefeito algumas delas, enquanto fazia o trabalho. Orgulhoso, comentou que ele era o terceiro prefeito de Campinas que havia atendido. Fez a barba dos ex-prefeitos Toninho da Costa Santos e Magalhães Teixeira. Com carinho, terminou o trabalho, ensinando ao prefeito que uma barba bem feita, finaliza-se com Pomoda Minancora.
Aos jornalistas presentes, contou mais algumas lembranças da época de embarques e desembarques de passageiros na estação ferroviária. Lembrou que o nome do salão“Internacional” era uma brincadeira em relação às muitas pessoas que chegavam na estação, vindos de várias cidades: Monte Mor, Sumaré, Jundiaí, em alguns vagões que eram de luxo.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74