A maioria dos tutores de pets desconhecem a necessidade e a importância de manter a saúde bucal dos nossos amiguinhos. A visita ao veterinário pelo menos uma vez por ano ajuda a identificar possíveis problemas e auxiliar no tratamento precoce para evitar riscos à saúde deles.
Dr. Leonardo Kashiba aconselha visitas regulares ao veterinário
Sim. Não cuidar da higiene oral de doguinhos e gatinhos pode trazer consequências à saúde. O médico veterinário Leonardo Kashiba explica que a falta de cuidado vai além de mau hálito e tártaro. Problemas como cáries, gengivite e periodontite estão na lista.
Mais de 80% dos pets desenvolvem algum problema de saúde bucal na fase adulta e as raças pequenas são as mais predispostas a problemas odontológicos. De acordo com o veterinário, o principal motivo é que a boca muito pequena facilita o acúmulo de placas bacterianas.
O veterinário explica que a presença de tártaro na boca dos pets pode facilitar a entrada de bactérias na corrente sanguínea e causar graves infecções.
O tutor deve ficar atento à sintomas como mau hálito, tártaro, dentes, quebrados ou inflamação da gengiva. Seu pet parou de comer ou está com dificuldades para mastigar, pode ser um sinal e precisa ser tratado com mais atenção.
Assim como os humanos, gatos e cachorros também precisam de cuidados diários: o dr. Léo recomenda escovação toda semana para evitar a formação de tártaros: “existem escovas e creme dental específicos para animais”.
Outras alternativas recomendadas que ajudam são sprays antissépticos, petiscos e brinquedos com ação anti-tártaro. O veterinário aconselha a não alimentar o pet com doces e biscoitos.
“Uma alimentação equilibrada e de qualidade, pode auxiliar na prevenção de complicações na saúde bucal” complementa.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74