Nesta terça-feira, dia 12 de abril, a Prefeitura de Campinas iniciou a campanha “Adotar é Animal” para incentivar a adoção de cães e gatos. São cerca de 300 animais à espera de um novo lar.
A iniciativa considerou o aumento significativo no número de animais abandonados durante a pandemia e a redução drástica nas adoções, de acordo com informações divulgadas pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (Dpbea), da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Dentro do “Abril Laranja” existe a necessidade de sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e combate ao abandono, maus-tratos e crueldade contra animais. “Adotar é Animal” faz parte do mês temático.
“É muito importante que não se adote um animal por impulso, é importante uma decisão familiar, e também entender que quando se adota um animal, se assume uma responsabilidade por uma vida”, lembra o veterinário do Dpbea Paulo Anselmo.
Foto – crédito: Prefeitura de Campinas/divulgação
Para adotar um cão ou um gato, o interessado deve entrar no site Portal Animal e clicar na imagem do cão ou gato que deseja adotar. Após escolher o novo amigo, é preciso clicar em ‘Quero Adotar’, no ícone que está localizado no espaço inferior de cada página. O próximo passo é preencher um pequeno formulário e aguardar o contato da equipe do Dpbea, que é feito no mesmo dia. Animais já saem vacinados, castrados, vermifugados e microchipados.
Abandono de animais
Abandono e/ou maus tratos a animais configura crime e, portanto, deve ser denunciado e punido. A lei municipal nº 15.449/17 estabelece normas envolvendo a proteção, defesa e bem-estar animal no município de Campinas.
O artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº. 9.605/1998), da legislação federal, penaliza com detenção de três meses a um ano quem pratica maus tratos contra animais. A denúncia pode ser feita pelo sistema 156 da Prefeitura de Campinas.
Fonte: secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campinas
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74