Amor de Pet

Alimentação saudável sem estresse

31 de janeiro de 2022

(*) Por Noêmia Gomes

Você sabia que a ingestão de sódio é importante para os pets? Calma, ele não é um vilão e a gente explica. O sódio na alimentação de cães e gatos é indispensável para a saúde dos nossos amiguinhos.

O mineral tem papel importante na manutenção da pressão arterial, participação no processo de condução de impulsos nervosos e contração muscular, entre outros benefícios.

“Erroneamente, o sódio é considerado o responsável em prejudicar a função renal e provocar cardiopatias”, afirma a médica-veterinária Lara Volpe.  Ela explica que essas crenças existem porque o efeito do sódio no organismo humano pode ser prejudicial e a crescente humanização dos animais de companhia faz com que muitos tutores transfiram para eles os mesmos cuidados. “Como uma dieta rica em sódio pode trazer sérias consequências para o homem, eles acreditam que o mesmo acontece no organismo dos pets, o que os tem levado a se preocupar com o teor desse mineral nos alimentos que oferecem a seus cães e gatos”, explica.

Em alguns casos, os tutores adotam uma alimentação alternativa e retiram o sódio da dieta. O que eles não sabem é que a ausência ou restrição do sódio pode desencadear problemas, como inquietação, falta de apetite, anorexia, problemas com crescimento, desidratação e aumento dos batimentos cardíacos.

Um dos principais erros com relação ao consumo de sódio pelos animais é pensar que ele pode comprometer a função renal. Estudos realizados em cães e gatos mostraram que o consumo de sódio não teve relação com a incidência de doenças.

A veterinária, que é especialista em nutrição animal esclarece: “cães e gatos saudáveis toleram maiores níveis de sódio devido ao seu mecanismo fisiológico compensatório. Neles, o equilíbrio é mantido por meio de alterações na excreção urinária desse mineral. Portanto, um aumento na ingestão de sal é acompanhado por aumento na excreção urinária de sódio, que leva água consigo. Por consequência, o animal tende a beber mais água para compensar. Sendo assim, o efeito imediato do aumento da ingestão de sal é o aumento do volume de urina e do consumo de água.”

Se você desconfia dos níveis de sódio ingeridos pelo seu pet ou se ele já tem alguma predisposição a problemas renais ou cardiológicos, na dúvida, consulte o médico-veterinário que poderá dar a orientação ou indicação da dieta mais apropriada.

Cães e Gatos podem comer comida de gente?

Quem tem um pet sabe como é difícil resistir aos pedidos de carinhas ‘pidonhas’ quando estamos na mesa, mas a orientação é que mesmo que eles derretam nosso coração, nem tudo o que comemos faz bem a eles. Hoje em dia existem opções de comidas naturais que são diferentes do que consumimos, porque possuem ingredientes adequados ao que organismo deles precisa.

Os alimentos comerciais se destacam por ser opções completas e balanceadas, formulados conforme as necessidades de cada fase da vida. Tudo é possível, desde que haja orientação correta de um veterinário.

(*) Noêmia Gomes é jornalista e comanda a seção “Amor de Pet”

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74