A Prefeitura de Campinas determinou o fechamento dos 25 parques e bosques municipais da cidade nesta sexta-feira, 31 de outubro. A medida é preventiva e foi tomada em função do alto volume de chuvas registrado na região, com um acumulado de 83,5 milímetros em 72 horas, colocando a cidade em Estado de Atenção, de acordo com o Sistema Integrado de Defesa Civil (Sidec) do governo de São Paulo.
O fechamento das áreas verdes de lazer atende às disposições do decreto 23.661, de 21 de novembro de 2024, que rege a Operação Chuvas de Verão. Este documento estabelece que parques e bosques devem ser fechados à visitação pública quando o índice de precipitação atinge 80 milímetros no período de 72 horas. A prefeitura informou que a medida será reavaliada em 24 horas.
👉 Mais informações? Acesse nossa seção de notícias.
A Secretaria de Serviços Públicos reforça que os parques são áreas bem arborizadas e, por isso, a orientação é evitar a frequência de visitantes em momentos de solo encharcado, ventos e chuvas intensas. Mesmo em árvores saudáveis, as condições climáticas adversas podem causar quedas.
Para situações de emergência e solicitação de serviços relacionados ao período chuvoso, a população deve entrar em contato com os seguintes números:
Relação de Parques e Bosques fechados em de Campinas
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74