Noite

Brasuca Bar celebra Dia Nacional do Forró com dois dias de festa e homenagem ao “Rei do Baião”

10 de dezembro de 2014

O Dia Nacional do Forró, uma homenagem ao dia do nascimento do sanfoneiro Luiz Gonzaga, será comemorado no espaço Brasuca, em Barão Geraldo, com dois dias de festa.

Em tributo ao “Rei do Baião”, a casa terá shows do Trio Virgulino e O Do Forró, no sábado (13), às 21h, e Rastapé, no domingo (14), a partir das 18h.

Mais sobre o forró

Pesquisadores afirmam que o forró surgiu no século XIX. Nesta época, as pistas de dança ainda eram de chão batido e precisavam ser molhadas antes da dança, para que a poeira não levantasse. As pessoas dançavam arrastando os pés para evitar que a poeira não subisse. Apesar de várias versões, o nome forró deriva da abreviação de forrobodó, que significa arrasta pé, farra, festa ou “for all” – para todos.

Embora tipicamente nordestino, o forró espalhou-se rapidamente pelo Brasil, trazido por imigrantes nordestinos, principalmente nas décadas de 1960 e 1970.

Atualmente, existem vários gêneros de forró: o tradicional, eletrônico, universitário e pé-de-serra. Tradicionalmente, a música de forró é acompanhada pelos seguintes instrumentos musicais: triângulo, sanfona e zabumba.

Um dos precursores mais conhecidos pelo sucesso do forró no Brasil é o cantor e compositor Luiz Gonzaga. Com ele também vieram Elba Ramalho, Dominguinhos, Genival Lacerda, Jackson do Bandeiro, Beto Barbosa e mais recentemente, Frank Aguiar, Mastruz com Leite, Banda Calypso, Calcinha Preta e outros.

Serviço:

Comemoração pelo Dia Nacional do Forró
Local: Brasuca Bar Espaço Cultural. Avenida Santa Isabel, 800, Barão Geraldo – Campinas. (19) 3291-9121
Data: 13 e 14 de dezembro
Horário: a partir das 21h (sábado) / a partir das 18h (domingo)
Ingressos: R$ 20 para cada dia (venda somente na hora) ou para os dois dias, por R$30
Classificação: 18 anos

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74