Mais Notícias

Campinas ganha associação de governança colaborativa para planejar projetos de longo prazo

19 de agosto de 2025

No dia 13 de agosto de 2025 foi lançada oficialmente a associação Mais Campinas, entidade de governança colaborativa que reúne 17 instituições representativas da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O grupo pretende atuar em parceria com o poder público no planejamento e execução de projetos de médio e longo prazo para a cidade.

A iniciativa é apartidária, sem fins lucrativos, e busca criar um espaço permanente de diálogo entre sociedade civil e governo, com foco em desenvolvimento econômico e social. O modelo já foi aplicado em cerca de 35 cidades brasileiras, entre elas Maringá (PR), Goiânia (GO) e Belo Horizonte (MG), onde resultou em obras e programas estruturantes que se mantêm independentemente de mudanças políticas.

As entidades que integram a nova associação: Avança Campinas, Secovi, Sebrae, AsBEA, Ciesp Campinas, Confra Business, Habicamp, IAB, Prourbe, Sinduscon, Sindilojas, SindiVarejista, Sescon, AELO, Creci, AREA e OAB. O grupo deve identificar desafios locais, propor estudos e apresentar soluções consideradas viáveis para diferentes áreas.

Segundo a consultora em governança colaborativa Márcia Santin, responsável por acompanhar a implantação do projeto, outras cidades já colhem resultados expressivos. Em Maringá, por exemplo, a governança articulou a internacionalização do aeroporto e a criação de um centro de inovação. Em Caxias do Sul (RS), ajudou a viabilizar projetos de infraestrutura na Serra Gaúcha, incluindo ferrovia, rodovias e aeroporto regional.

A estrutura da Mais Campinas contará com um plenário formado por representantes da sociedade civil e do poder público, além de conselho consultivo, conselho fiscal, diretoria executiva e câmaras técnicas, que deverão reunir especialistas em áreas como saúde, educação e mobilidade. A definição da composição está prevista até o fim de 2025, com início das atividades no primeiro trimestre de 2026.

Além das 17 entidades fundadoras, outras 30 instituições já aderiram como apoiadoras, entre elas a PUC-Campinas, São Leopoldo Mandic, Parque Dom Pedro Shopping e Senac. A expectativa é que novas adesões ocorram até o fim do ano.

De acordo com Camila Dias, presidente do Avança Campinas, a proposta é funcionar como um fórum de discussão e proposição de projetos para o futuro da cidade. “Uma cidade melhor não se constrói automaticamente. É preciso planejamento, união das lideranças e engajamento da comunidade”, afirmou.

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74