Em virtude das queimadas que atingiram a Serra das Cabras, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas, o Observatório Municipal de Campinas “Jean Nicolini”, que fica no Pico das Cabras, vai permanecer fechado ao público de sexta-feira, 13 de setembro de 2024, até domingo, dia 15.
De acordo com informações da Prefeitura, as condições atmosféricas geradas pelas queimadas na região comprometem gravemente a visibilidade para observações astronômicas, tornando inviável a utilização dos equipamentos de observação. A reabertura deve ocorrer quando as condições forem normalizadas.
Segundo a Defesa Civil, apesar da proximidade do fogo, o Observatório Municipal não foi atingido pelas chamas.

Foto: Parque Pico das Cabras. Crédito: Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas (divulgação)
O parque Pico das Cabras e o MAAS – Museu Aberto de Astronomia, que ficam em frente ao Observatório, tiveram a vegetação ao redor atingida, e também estão com as atividades interrompidas temporariamente. De acordo com um comunicado nos perfis dos espaços no Instagram, estão sendo aguardadas a análise da situação e orientações, e em breve devem informar sobre a retomada das atividades.
Na quarta-feira (11), a Defesa Civil sobrevoou a região com drone para fazer o levantamento da área atingida. Estima-se que 120 hectares tenham sido atingidos pelas queimadas, o que corresponde a 120 campos de futebol.
Combate ao fogo continua na região
O combate a incêndios nos distritos de Joaquim Egídio e Sousas continuam. A Prefeitura informou que apoiou o Corpo de Bombeiros nesta quinta-feira, 12 de setembro, em mais um dia de trabalhos. Agentes da Defesa Civil atuaram na região, que fica no limite com Itatiba e Morungaba, para conter focos de incêndio que começaram na segunda-feira, dia 9. A força-tarefa também é composta pela Secretaria de Serviços Públicos e da Sanasa. Dois helicópteros, o Águia, da Polícia Militar, e outro contratado por fazendeiro da região, também auxiliam a apagar focos em locais de difícil acesso.
Na madrugada desta quinta-feira (12) houve operação de combate a incêndio na Fazenda Formosa, na área da estrada Sousas-Pedreira. O incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros, com apoio da Defesa Civil, da subprefeitura de Sousas e de funcionários da fazenda.
“O fogo, por conta do vento, se espalhou pelos demais municípios. Está descendo para a região de Morungaba e municípios da vizinhança. Nós estamos no combate, tanto por solo quanto aéreo, com apoio do helicóptero Águia da Polícia Militar”, afirmou o primeiro-tenente Bruno Sanches de Oliveira, do 19º Grupamento de Bombeiros.
Fonte: secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campinas
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74