A Universidade São Francisco (USF) inaugurou na noite de quinta-feira, dia 21 de março de 2024, sua nova unidade em Campinas, o Câmpus Sagrado Coração, localizado no bairro Nova Campinas.

Foto – crédito: Ricardo Lima/divulgação
O evento contou com a presença do presidente da Mantenedora e vice-reitor da USF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa; do diretor vice-presidente da Mantenedora, Frei Vitorio Mazzuco Filho; do administrador geral, Jorge Apóstolos Siarcos; do reitor da USF, Frei Gilberto Gonçalves Garcia; do pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi; do pró-reitor de Administração e Planejamento, professor Adriel de Moura Cabral; além dos diretores de Campus e coordenadores de núcleos, estudantes, docentes e funcionários. Entre as autoridades estavam o representante da Província da Imaculada Conceição do Brasil, Frei Daniel Dellandrea; o assistente do Departamento Pedagógico da Secretária Municipal de Educação de Campinas, Ronald Marciano Júnior, e o Conselheiro e presidente do Conselho Nacional de Educação, professor Luiz Roberto Liza Curi.
O novo endereço oferta os seguintes cursos aos estudantes que quiserem ingressar no ensino superior: Biomedicina, Enfermagem, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Psicologia.
“O que nos simboliza, emblema, como projeto político de educação da Universidade São Francisco sempre foi a ideia da integração, da ideia de ensino, pesquisa e extensão no ensino, sendo entendido como um ensino inovador que está em grande mudança e em constante avaliação e a participação da comunidade acadêmica nesse projeto”, afirmou o reitor.

Foto: Campinas.com.br
A USF está presente em Campinas desde 2001 e já contava com dois câmpus na cidade, localizados nos bairros Swift e Cambuí. “Hoje estamos com cerca de 4 mil alunos nos três câmpus da cidade. A Universidade tem em torno de 17 mil estudantes presenciais e 9 mil EAD, sendo 26 mil alunos no total. A Universidade São Francisco é hoje a instituição que mais cresce na região em termos de procura, de oferta de cursos de graduação. Isso exigiu de nós uma estratégia de, em determinado momento, fazer contenção de novos ingressantes por falta de espaço. Esse câmpus, de certa forma, vem dar essa resposta. As reformas que foram feitas traduzem essa preocupação com a qualidade, com o bem-estar do nosso aluno, do nosso professor, do nosso funcionário”, complementou o reitor Frei Gilberto Gonçalves Garcia.
“Reconhecer a grandiosidade desta instituição, a Universidade São Francisco, que há quase 50 anos tem oferecido à sociedade um ensino superior de excelência, promovendo o diálogo entre fé, cultura, ciência e vida. Nesta noite, temos a grata satisfação de celebrar a inauguração de uma nova unidade, ampliando a missão da USF de evangelizar e educar, marcando, assim, mais um momento bonito em sua história”, comentou Frei Daniel Dellandrea.

Foto – crédito: Ricardo Lima/divulgação
O presidente da Mantenedora e vice-reitor da USF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, explica que o novo câmpus integra o projeto de expansão da Universidade na Região Metropolitana de Campinas. “Aqui neste chão, a Universidade São Francisco inicia uma nova trajetória na sua jornada de décadas à serviço da educação brasileira. Muitos sonharam, se dedicaram e trabalharam para a ampliação dos espaços da USF nessa grande cidade de Campinas. Ao escolhermos essa cidade vamos ao encontro de um espaço urbano, com lugares multifacetados e polissêmicos. Atravessado por sujeitos e interesses diversos. Privilegiando a Instituição de Ensino, relações dialógicas, que acolhe diferentes vozes na construção plural do conhecimento”, explicou Frei Thiago, durante o discurso de inauguração.
O presidente do Conselho Nacional de Educação ressaltou a importância de instituições de ensino seculares no Brasil, para o desenvolvimento da educação brasileira. “Os franciscanos estão há quase mais de um século nesse processo, evidentemente, é um exemplo para todos nós. Tem muitas instituições seculares que perderam sua subjetividade, que voltaram para trás. O Brasil não pode permitir que a educação superior não seja uma alavanca para o futuro. Sem ela não teremos uma massa de profissionais em uma escala adequada para o nosso crescimento”, disse Curi.

Foto – crédito: Ricardo Lima/divulgação
Após a cerimônia, foi realizada pelo coordenador das Pastoral Universitária, Frei Vitorio Mazzuco, a benção dos espaços do novo câmpus. Os convidados da cerimônia tiveram a oportunidade de visitar os ambientes e conhecer toda a infraestrutura.
Mais sobre a USF
Além das três unidades em Campinas, a USF também está presente em Bragança Paulista e Itatiba; e conta com mais 15 polos de educação a distância (EAD) em diferentes cidades do estado de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A universidade, com mais de 45 anos, oferece mais de 40 cursos de graduação, 50 cursos de pós-graduação lato sensu – nas modalidades presencial, semipresencial e EAD – e 3 programas stricto sensu (mestrado e doutorado).
Vestibular e oportunidades
As inscrições para o vestibular já estão abertas. Os interessados podem ainda ingressar com a nota do Enem. Como instituição filantrópica, a USF oferece várias opções de bolsas de estudo e descontos nas mensalidades. Saiba mais em usf.edu.br/vestibular.
Novo Câmpus USF – Sagrado Coração
Local: Av. Dr. Manoel Afonso Ferreira, 245, bairro Nova Campinas – Campinas
Site: www.usf.edu.br / Instagram: @usfoficial
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74