Mais Notícias

Como economizar nos seus custos fixos mensais

5 de junho de 2023

Quer aprender algumas das melhores dicas sobre redução de custos e economia? Então confira o que preparamos a seguir!

Sabemos que nem sempre sobra um dinheirinho no final do mês, principalmente para aquelas pessoas que possuem muitos gastos fixos mensais. Todavia, a redução de custos, mesmo os fixos, é uma forma de alcançar objetivos futuros.

Embora a grande maioria das pessoas não saibam, tem como economizar nos custos fixos mensais e salvar uma quantia em dinheiro para guardar na poupança ou investir em renda passiva.

Dessa forma, criamos este texto justamente para trazer algumas dicas de como economizar nos seus custos fixos mensais. Portanto, para conhecer cada uma delas, continue a leitura do texto abaixo e tire todas as suas dúvidas.

1- Avalie os custos fixos mensais e identifique os principais

Se você quer reduzir os custos fixos mensais, o primeiro passo para fazer isso é identificar quais deles são os que demandam mais dinheiro. Logo, você deve analisar despesas como transporte, seguro, internet, telefone, água, energia, aluguel e muito mais.

Lista de cada uma dessas despesas e some o valor total gasto para pagá-las. Desse modo, você tem uma visão ampla do valor que gasta todos os meses para manter o seu padrão de vida.

2- Analise as despesas uma por uma

Após ter um panorama geral das suas despesas, é interessante analisar cada uma delas de forma individual. Verifique se é possível reduzir alguns desses custos.

Para exemplificar, imagine que você paga um plano de TV a cabo com centenas de canais que nunca assistiu. Sendo assim, opte por um serviço com menos canais, mas que ofereça um preço acessível.

Outra dica é tentar renegociar os valores, no objetivo de fazer com que haja uma redução nas taxas cobradas. Isso vai trazer diversas oportunidades de economia.

3- Corte despesas inúteis

Se você analisar todas as suas despesas correntes mensais, com certeza irá verificar que existe algo inútil pelo qual você está pagando, como, por exemplo, os serviços de assinatura.

Muitas vezes, estamos inscritos em serviços ou assinaturas que não usamos ou não precisamos mais.

Faça uma revisão detalhada de todas as suas assinaturas, como streaming de vídeos, música, revistas ou academias, e avalie se realmente está aproveitando e se justifica o valor pago por elas.

Eliminar despesas desnecessárias pode liberar espaço no seu orçamento mensal. Muitas vezes, achamos que pagar R$ 9,99 por mês em algo que não usamos não é nada.

Porém, esse pequeno gasto invisível faz uma diferença gigantesca no final do ano. Logo, eliminá-lo trará um alívio para as suas contas mensais.

4- Diminua o consumo de energia

Se você é do tipo de pessoa que quando sai de casa, esquece de apagar as luzes, saiba que isso pode ser um grande vilão nas suas contas fixas mensais.

O gasto com energia elétrica representa parcela significativa dos custos fixos de qualquer pessoa. Sendo assim, diminuir o consumo de energia pode fazer com que você poupe um bom dinheiro.

Dessa forma, vale a pena adotar hábitos de consumo consciente, pois isso irá ajudar a reduzir a sua conta de luz, bem como beneficiar o planeta.

Para tanto, você pode começar a desligar aparelhos eletrônicos que não estejam sendo usados substituir as lâmpadas tradicionais por lâmpadas de led, entre várias ações simples que farão toda a diferença.

5- Tente renegociar as suas dívidas

Se você está endividado e sofre para pagar juros altos, uma boa dica para reduzir esses custos é tentar uma renegociação. A renegociação de dívidas permite um abate significativo nas taxas de juros cobradas, assim como calcular o reajuste do aluguel.

Dessa forma, entre em contato com os seus credores e tente entrar em um consenso para reduzir as taxas de juros ou até mesmo obter um bom desconto no valor da dívida.

A longo prazo, esta renegociação gera uma economia significativa, impactando diretamente no seu orçamento no final do mês.

6- Pesquise antes de adquirir

Quando se trata de serviços como telefonia, internet, TV a cabo e seguro, é importante comparar preços e buscar por melhores ofertas no mercado.

Pesquise diferentes fornecedores e solicite orçamentos para ter uma ideia dos preços praticados. Essa comparação pode revelar opções mais econômicas e ajudar você a tomar decisões informadas.

Seja por preguiça ou simplesmente falta de interesse, muitas pessoas compram serviços e produtos sem fazer nenhum tipo de pesquisa no que diz respeito aos preços praticados.

Por exemplo, muitas pessoas que fazem academia costumam comprar suplementos de má qualidade, ao invés de adquirir um Morosil ou uma Creatina de procedência. Logo, além de prejudicar a saúde, acaba perdendo dinheiro.

Isso acaba impactando de forma negativa o orçamento, uma vez que seria possível encontrar o mesmo produto ou serviço por um preço inferior e com melhores condições.

7- Verifique a viabilidade de ter um carro

Se você possui um veículo, é interessante verificar a viabilidade e o custo benefício de tê-lo. Em outras palavras, você precisa verificar se vale a pena ou não ter um carro.

Para isso, é importante considerar gastos como seguro, impostos, manutenção e combustível. Feito isso, compare com os custos de usar aplicativo de mobilidade ou transporte público.

Em determinadas ocasiões, vender o veículo e utilizar transporte público é muito mais vantajoso. Portanto, fique atento.

8- Automatize os pagamentos

Automatizar seus pagamentos mensais pode ajudar a evitar atrasos e multas por pagamentos em atraso.

Isso porque, devido à correria do dia a dia, muitas vezes acabamos esquecendo de pagar alguma conta e com isso, os juros começam a correr. Dessa forma, quando nos deparamos com o valor atualizado, ele ultrapassa bastante o que era devido.

Sendo assim, configure pagamentos automáticos para suas contas fixas, como aluguel, água, energia, internet e telefone. Isso garante que você não esqueça de pagar as contas e evita cobranças adicionais.

Lembre-se de acompanhar suas contas para garantir que não haja cobranças indevidas.

Considerações finais

Saber como economizar nos seus custos mensais é uma ótima forma de aumentar sua margem financeira e atingir os objetivos a longo prazo. Nesse sentido, avaliar todos os custos físicos e eliminar as despesas proporciona esse alívio.

Tudo que citamos ao longo do texto será de grande ajuda para que você reduza os seus gastos no final do mês, ainda que essas despesas sejam fixas. Assim, o dinheiro que sobrou poderá ser usado para outras finalidades, como investir.

Por fim, não se esqueça que as pequenas mudanças em maus hábitos resultam em grandes economias a longo prazo.

Imagem: br.freepik.com / banco de imagens

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74