Mais Notícias

Governo de SP anuncia flexibilização do uso de máscaras em áreas abertas a partir de 11 de dezembro

24 de novembro de 2021

Matéria atualizada em 2 de dezembro

O governador João Doria anunciou no dia 2 de dezembro que o uso de máscaras continuará sendo obrigatório nos espaços abertos no estado após recomendação do Comitê Científico, diante da confirmações da nova variante ômicron do coronavírus em São Paulo.

Veja notícia atualizada: Uso de máscara em espaços abertos continuará sendo obrigatório no estado de São Paulo

—————————————-
Notícia anterior, 24/11

Nesta quarta-feira, 24 de novembro, o governador João Doria anunciou a flexibilização do uso de máscaras no estado de São Paulo em áreas abertas. A medida começa a valer a partir do dia 11 de dezembro. O uso das máscaras continua obrigatório em ambientes fechados e no transporte público.

A decisão, de acordo com o governo, está amparada em orientação do Comitê Científico do Estado e em dados positivos de avanço da vacinação e do cenário epidemiológico.

O estado tem hoje 74,5% da população com esquema vacinal completo e deve ultrapassar, já nesta semana, a marca de 75%. São mais de 34,4 milhões de pessoas acima de 12 anos completamente imunizadas, ou seja, com duas doses do imunizante do Butantan/Coronavac, da Fiocruz/Astrazeneca/Oxford e Pfizer/BioNTech, além da dose única da Janssen. Se considerada apenas a população adulta, SP tem hoje cerca de 93% das pessoas vacinadas.

Também é registrada a queda de 90% de internações em relação ao pico da pandemia em São Paulo.

Um ponto analisado pelos especialistas para a tomada de decisão foi o impacto de 100% da capacidade de público em eventos culturais, esportivos e de lazer que está vigente em SP desde o dia 1º de novembro. As análises não identificaram aumento no cenário epidemiológico nos últimos 20 dias, demonstrando que a vacinação e as medidas de proteção mantiveram o controle da pandemia.

“Devemos dar nos próximos dias um importante passo com relação a flexibilização do uso de máscaras, mas precisamos manter importantes cuidados e ter cautela, como a higienização das mãos e o uso da proteção facial em ambientes fechados e no transporte público. Além disso, é fundamental que quem ainda não tomou a segunda dose da vacina, retorne aos postos de saúde para se imunizar e termos assim uma população mais protegida”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

O novo decreto que tratará da flexibilização do uso de máscaras deve ser editado e publicado no Diário Oficial do Estado nas próximas semanas.

Já a Prefeitura de Campinas informou que novas medidas de enfrentamento à pandemia serão anunciadas na próxima semana. As regras, como uso de máscara, Réveillon e Carnaval, serão definidas após conclusão de análise epidemiológica dos números da Covid-19 na cidade e dos novos decretos estaduais.

Fonte: site do governo de SP
Foto – crédito: Carlos Bassan (arquivo – Prefeitura de Campinas/divulgação)

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74