Atualizado às 15h18
A partir desta terça-feira, dia 17 de agosto, começa o período da chamada Retomada Segura do Plano São Paulo no estado. Não haverá mais limitação de ocupação dos estabelecimentos, como restaurantes, comércios e serviços, que estavam funcionando com 80% da capacidade e agora podem chegar a 100%, mas com distanciamento social de 1 metro. Os bares também poderão voltar às atividades, e os horários também foram liberados, mas continua a obrigatoriedade de adoção de todos os protocolos sanitários e evitar aglomerações de qualquer natureza.
Continuam proibidos eventos que geram aglomerações e com público em pé. Podem ser realizados apenas com público sentado, sem pista de dança, torcida, etc.
O início da Retomada Segura a partir desta segunda quinzena de agosto foi anunciado pelo governador João Doria no dia 28 de julho. As medidas seguem até 31 de outubro, e a partir de novembro está prevista a liberação de eventos com público. Nesta segunda-feira, dia 16 de agosto, Doria anunciou a realização da Fórmula 1 na capital paulista no mês de novembro.
Em Campinas, o prefeito Dário Saadi informou em live nas rede sociais nesta segunda-feira, dia 16 de agosto, que um decreto municipal com as novas regras, seguindo o decreto estadual, será publicado nesta terça-feira, dia 17.
O secretário de Justiça, Peter Panutto, afirmou que não haverá mais toque de recolher e não será renovada a limitação de número de pessoas nas reuniões familiares. Sobre as atividades do ensino superior, como o decreto estadual vinculou às regras ao setor de serviços, também não há mais a limitação de capacidade, que também está permitida em 100%, desde que respeitado o distanciamento de 1 metro entre alunos. E ressaltou que também estão proibidos eventos acadêmicos que possam gerar aglomeração.
Também haverá ampliação de horário de alguns parques municipais: Lagoa do Taquaral: das 5h até 21h (antes era das 6h às 21h); Pedreira do Chapadão: das 6h às 21h (antes era das 6h às 18h); Parque das Águas: das 6h às 20h (antes era das 6h às 18h); Praça da Juventude: das 6h às 21h (antes era das 6h às 18h).
As fiscalizações da Guarda Municipal para evitar as aglomerações vão continuar na cidade.
De acordo com o prefeito, os indicadores tradicionais e de monitoramento precoce da pandemia permitem tomar as medidas de flexibilização, mas disse que a variante Delta já está circulando na cidade, e destacou a importância das medidas de prevenção. “É importante que a gente mantenha o alerta. Estamos avançando na vacinação, mas é importante que a população mantenha os cuidados básicos. Nesta fase que acreditamos que seja de controle da pandemia é preciso continuar tendo a colaboração da população”, comentou.
Retomada Segura
De 17 a 31 de outubro – podem funcionar com 100% de capacidade, com distância de 1m, sem limite de horário de funcionamento, com público sentado (no caso de restaurantes e similares):
– Bares e restaurantes
– Comércio
– Salões de beleza
– Academias
– Parques públicos (alguns tiveram os horários ampliados, veja acima no texto)
– Clubes sociais
– Atividades religiosas e culturais
– Áreas comuns de condomínios
– Cursos superiores
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74