Mais Notícias

Câmeras flagram filhote de onça-parda na Mata Santa Genebra, em Campinas

24 de abril de 2021

As câmeras instaladas no interior da Mata de Santa Genebra, que fica no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, flagraram, na última quarta-feira, 21 de abril, uma onça-parda com seu filhote, circulando pela área.

Os dois foram flagrados durante o dia, o que é raro, segundo Thomaz Barrella, biólogo da Fundação José Pedro de Oliveira. “As onças circulam mais durante a noite e foi uma surpresa captar essas imagens”, disse.

Ainda segundo Barrella, o filhote deve ter entre 3 e 4 meses de idade. “Os filhotes ficam com a mãe por pelo menos 1 ano, depois disso, a própria mãe o leva para um outro local, para não dividir o território”, explicou.

Onça-parda

A onça-parda, Puma concolor, é o segundo maior felino do Brasil. A presença deste animal ocorre em uma ampla variedade de habitats, desde florestas até formações de savanas e aparece, eventualmente, em ambientes alterados como plantações e pastagens estando presente em todos os biomas brasileiros.

São animais de hábitos solitários e territorialistas, tendo maior atividade ao entardecer e à noite, mas o período de atividade pode variar muito. Os casais encontram-se apenas no período reprodutivo.

Assim como a onça pintada, alimenta-se de animais silvestres de portes variados.

O vídeo está disponível no facebook da Fundação: acesse www.facebook.com/matadesantagenebra.

Mais sobre a Mata

A Mata de Santa Genebra é considerada a maior floresta urbana da Região Metropolitana de Campinas. A reserva ecológica possui 251,7 hectares de Mata Atlântica, totalizando um perímetro de 9 quilômetros. É uma Unidade de Conservação Federal com grande diversidade de fauna e flora nativa. Caracteriza-se como um importante remanescente preservado em meio urbano, utilizado para educação, pesquisa e conscientização ambiental, sob a gestão da Fundação José Pedro de Oliveira.

Foto: reprodução

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74