Uma marca importante justamente em meio a uma pandemia, um cenário que inspira preocupação com a saúde e a vida. Em 2020, a Unimed Campinas está celebrando 50 anos de uma história que cresceu e se desenvolveu junto com Campinas, sua região metropolitana e sua população, se tornando a operadora líder no mercado regional de saúde suplementar.
Tanto que atende hoje mais de 750 mil pessoas, e a cada grupo de 100 indivíduos que possuem algum plano de saúde, 70 são clientes da Unimed.
A Unimed Campinas foi a segunda cooperativa a ser fundada no Brasil, em 17 de dezembro de 1970, três anos após a unidade pioneira de Santos, no litoral de São Paulo. Na época, um grupo de 67 médicos de Campinas se reuniu para oficializar a criação de uma cooperativa de trabalho médico na cidade. Nascia então a segunda unidade do que se tornaria, anos depois, o Sistema Nacional Unimed, a maior cooperativa de trabalho médico do mundo.
Campinas já se revelava como um promissor e relevante polo de ciência e tecnologia e como um já consagrado centro médico no interior de São Paulo e do país. Desde o início, o propósito dos cooperados fundadores era implantar um novo modelo de assistência à saúde, com base na organização dos profissionais de diferentes especialidades.
“A vocação de Campinas para o progresso, em especial na Medicina, onde se destaca no cenário nacional, foi determinante para a evolução da Unimed Campinas nos últimos 50 anos. Isso nos motiva a ser uma empresa social e ambientalmente responsável, que oferece à comunidade as melhores soluções em saúde”, afirma João Lian, presidente da Unimed Campinas.
Assim, se tornou a maior unidade do interior do Brasil, com uma estrutura de atendimento que reúne mais de 3.400 médicos cooperados, de 51 especialidades, um hospital próprio, inaugurado em janeiro de 2018, e 20 hospitais credenciados, mais de 200 serviços médicos, como clínicas e laboratórios, 11 hospitais-dia, uma Unidade de Pronto Atendimento (em Sumaré) e um Centro de Quimioterapia Ambulatorial (CQA), o primeiro na RMC a ser certificado em nível 3 (Excelência) pela Organização Social de Acreditação (ONA).
“A Unimed Campinas orgulha-se de ser genuinamente campineira e de ter o nome da cidade no seu. Campinas permitiu que prosperássemos junto com ela somos gratos por isso”, reforça o presidente.
Além da cidade, a área de atuação da unidade abrange ainda os municípios de Artur Nogueira, Cosmópolis, Hortolândia, Holambra, Indaiatuba, Jaguariúna, Monte Mor, Paulínia, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.
Envolvimento com a comunidade e serviços na pandemia
Bastante envolvida com a comunidade campineira, a cooperativa não só gera muitos empregos diretos e indiretos, a maioria na área da saúde, como ainda incentiva ações culturais e esportivas na cidade. Mantém parcerias de inclusão cultural, como o apoio ao Instituto Anelo, e de inclusão e desenvolvimento de talentos do esporte em atletismo, pela Escola de Atletismo Orcampi, além do Vôlei Renata, do qual é copatrocinadora. Também patrocinou nos últimos anos as apresentações de Natal Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.
E diante da realidade de comemorar uma data tão importante em meio à pandemia do novo coronavírus, a Unimed Campinas lançou uma série de ações que envolvem os cuidados com a saúde e segurança dos clientes e da população em geral. Uma delas foi a criação do serviço de Telemedicina, que oferece consultas on-line. Criou também a Teleorientação, com o objetivo de orientar os clientes e esclarecer dúvidas sobre a Covid-19. Também patrocinou a primeira Live da banda Titãs, em parceria com o Instituto Anelo, com arrecadação solidária em prol do Centro de Atenção aos Maus Tratos na Infância (CRAMI).
Uma obra de arte no muro de sua sede, na Av. Barão de Itapura, é outra ação que merece destaque. O renomado artista campineiro Gustavo Nenão, radicado em Londres e respeitado internacionalmente, foi convidado para criar um painel de arte urbana representando um “Novo Começo de Era”, o tema que comemora os 50 anos, tão apropriado para o momento.
O objetivo, além de um marco em suas ações comemorativas, foi mandar uma mensagem sobre plantar, em conjunto, um mundo novo, bem como deixar um legado para as próximas gerações. E o artista deu o seu recado: “Convido a essa reflexão de que somente juntos podemos transformar nosso mundo.”
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74