Hora do Café

Espaço Casarão: Histórias e memórias do café

27 de setembro de 2023

(*) Por Sandra Racy

Cidades como Campinas, hoje metrópole, foram marcadas pela economia da cana de açúcar e café, principalmente no final do século XIX e começo do século XX, e esse período deixou um legado de patrimônio arquitetônico. Campinas possui muitos casarões e outras obras que foram desenvolvidas à época, mas infelizmente pouco preservado.

Quando andamos pela cidade, percebemos os sinais desse ambiente forjado a mais de 100 anos, como a Catedral Metropolitana e o Mercado Municipal, mas falta a Campinas o que seria educação de patrimônio e preservação. Felizmente, alguns proprietários, através dos seus descendentes, têm essa consciência de preservação e, assim, através de restauro e refit ou retrofit, disponibilizam à cidade e região acesso à essa beleza arquitetônica.

Podemos citar o que é hoje o Espaço Casarão, localizado na conhecida Vila Industrial, primeiro bairro de Campinas, que ainda possui casas antigas, ruas de paralelepípedos, muitas histórias e memórias.

 

A preservação e recuperação do Espaço Casarão se deu depois da iniciativa de Thiago de Melo e seu pai, Aparecido Retali de Melo. Thiago é da 5ª geração da família proprietária do patrimonio arquitetônico. O casarão tem uma passagem interessante relacionada à história da cidade de Campinas, quando serviu de  refúgio para dezenas de famílias durante o bombardeio aéreo que a cidade  sofreu em 1932 durante a Revolução Constitucionalista e, obviamente, muitas outras histórias.

O local comemorou seu centenário em novembro de 2021. O auge dele aconteceu na década de 1920/30, quando seu proprietário e construtor Vincenzo Guariglia decidiu investir também no ramo do café, fazendo do casarão um armazém de grãos selecionados de café e também sua própria moradia, que situava-se no primeiro andar.

O armazém ficava no andar térreo, onde havia muitas mesas com várias funcionárias que eram contratadas para que o café, que era apanhado bruto, fosse selecionado em seus melhores grãos, e isso fez com que o local ganhasse grande destaque no ramo cafeeiro da cidade.

As funcionárias em grande parte eram moradoras da “coloninha”, um complexo em torno de 20 casas construídas atrás do casarão pelo proprietário, que se tornou um dos grandes nomes do comércio da cidade de Campinas, conforme conta o atual proprietário.

Para Melo, recuperar o Casarão é proporcionar à cidade o acesso a um pouco de sua história, além de respeitar os que ali viveram, suas histórias e memórias.

“Certamente, a Vila tem agora mais vida e cor com o que fizemos, e isso pra nós é muito importante”, ressalta Thiago.

O Espaço Casarão é aberto a eventos como aniversários, confraternizações e workshop com capacidade para 50 pessoas. Ele possui jardim, cozinha e toda estrutura pra atender ao público. Fica localizado na rua Perdizes, 101, na Vila Industrial. Vale a pena conhecer.

Sandra Racy é jornalista, barista e sommelier de café

Fotos – crédito: Thiago de Melo

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74