Por Sandra Racy
O universo do café ganha cada vez mais status. De uma década pra cá vemos maior qualidade da bebida e suas nuances, e com novidades, por exemplo, nos drinks com café, na gastronomia, na confeitaria etc. Mas não podemos esquecer que café vai além da cultura de bebidas e alimentos. Podemos perceber que toda realidade da colheita, apesar de árdua, tem seus momentos de beleza, em aromas, cores, paisagens. Ver o cultivar é um deleite para os apaixonados pelo café.
Os corredores das plantações, a florada, os frutos, verde, vermelho e amarelo proporcionam imagens e sensações únicas. Para quem gosta de café é só acessar as redes sociais que terá acesso a dicas, mini cursos, receitas de bebidas e muitas outras coisas relacionadas ao tema, porém são poucas as publicações envolvendo música.
Estamos em plena colheita do café, que periodicamente vai até setembro na maioria das regiões, assim, para quem quer visualizar pessoalmente esta experiência esse é o momento.
Pensando nisso, uma cafeicultora de Lambari (MG), que relata seu dia a dia no cultivar, resolveu transformar essa vivência em música. Depois de anos trabalhando no café junto com sua família, Janaina Magalhães procura registrar tudo isso em fotos, vídeos, desenhos e agora resolveu se aventurar na música.
Interessante porque quando se fala em música e café o que vem a mente é sempre a bebida, ou local em que é servida, ou até mesmo um ato romântico como o “café da manhã na cama”, comenta a cafeicultora. Pensando nisso Janaina resolveu junto a outros dois amigos cafeicultores também compor uma musica em homenagem ao café.
“Nosso trabalho é árduo, mas isso não nos impede de extravasar nosso lado artístico, deixando nosso dia a dia mais leve”, afirma. “ Claro que deve haver mais música feita por cafeicultores, mas até o momento não sei de nenhum registro de alguma.”
Ela espera que com isso quem tiver acesso através do facebook, instagram e outras plataformas, consiga entender um pouco mais sobre a vivência de um cafeicultor.
“Cafeicultura”
Começa a colheita e a festa é feita em todo lugar
Alegra quem planta, alegra quem colhe, é fartura no lar
O café é cultura de um povo bravo e persistente
Emprega pessoas diariamente
Cafeicultura faz economia girar
Mas não pense que tudo é tão fácil, só satisfação
A luta é diária para cuidar com zelo da plantação
Cuidados que começam pelo solo e na semente
Tratos diários, consequentemente, farão diferença na produção
Refrão
Há quem pense que plantar é fácil, é fácil colher
São muitos os desafios que o cafeicultor precisa vencer
O clima com as tempestades, as secas e geadas
As pragas e doenças nesta caminhada
Precisa cuidar pra que possa colher
A terra é solo sagrado, sabe o produtor
Por isso ele cuida da sua terra com muito amor
O meio ambiente pra maioria é prioridade
Cuidando com sustentabilidade
Produz seu café pro campo e pra cidade
Então com orgulho, olha com alegria pro seu terreiro
Seu café colhido, gratidão a Deus, sente abençoado
Dinheiro honesto, fruto do seu trabalho suado
Café e sustento no solo sagrado
Autoria:
Letra: Janaina Magalhães
Colaboradores: José Amauri Ribeiro / Reynaldo Violeiro
Acesse: Facebook Janaina Magalhães: https://fb.watch/madiHv79eU/?mibextid=Nif5oz
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74