Hora do Café

Filme do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas sobre a história do café está disponível no Youtube

24 de janeiro de 2022

(*) Por Sandra Racy

Interessante como cerca de 10 anos para cá, o café, a lavoura, a torra e curiosidades sobre o seu plantio tem se tornado tema constante em periódicos direcionados à agricultura, e também em outras mídias. Assistimos a este crescente interesse como um reconhecimento da importância do cultivar para o Brasil, e Campinas, com seu berço cafeeiro, não poderia ficar de fora.

Para aqueles que gostam de história ou apenas querem conhecer um pouco mais sobre a bebida e sua presença ao longo dos séculos, esta oportunidade pode ser conferida no curta de animação “Café um dedo de prosa”,  o primeiro longa-metragem de Maurício Squarisi, co-diretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, que está disponível no youtube.

Depois de dois anos de produção envolvendo profissionais de várias áreas, a equipe lançou o curta em 2014, trazendo ainda informações sobre bastidores e entrevistas com os participantes.

Com uma linguagem acessível e desenhos de traços leves e coloridos, a animação nos brinda com a história do cultivar como se realmente estivéssemos participando de uma prosa. Além dos desenhos muito bem acabados, podemos perceber que a narração da atriz Vera Holtz e do comunicador e dublador Wandi Doratiotto acrescenta conteúdo e leveza ao trabalho, tudo isso com uma trilha sonora adequada ao tema.

Squarizi conta que foi muito bom trabalhar com esses dois profissionais. “A Vera Holtz é apaixonada por café, tem na casa dela cafeteiras que ela traz das viagens que faz”, comenta.

Segundo Squarizi, a escolha pelo tema se deu seguindo uma tendência de seus trabalhos serem voltados para a história. “Alimentei esta vontade por anos, tenho muitas memórias sobre café, como boa parte dos brasileiros, daí resolvemos transformar isso em uma animação que fosse mais acessível a todos”, completa o diretor.

Ele lembra que durante a produção, a equipe foi acompanhada por profissionais de diversas áreas e pela historiadora Ana Luiza Martins. “Antes de lançarmos tivemos cuidado de mostrar a várias comunidades que, de certa forma, está representada no curta. Fizemos alterações e correções na linguagem. A intenção é sempre a representatividade com respeito a história de cada um”, acrescenta Squarizi.

O grupo teve também a iniciativa de disponibilizar o making off do trabalho, assim, cada profissional pôde falar um pouco do seu processo na animação e também sua experiência com café, lembranças, memórias, sabores e aromas.

“Campinas tem seu berço na cana de açúcar e café, por isso sempre entendi que a história merece ser contada de várias formas. Fizemos a animação, nos dedicamos durante dois anos e agora estamos felizes em disponibilizar e poder ampliar a divulgação para que todos os públicos possam assistir”, pontua o direto.

O financiamento do curta veio do Proac, programa do Governo do Estado que lança editais para financiamento de produções culturais.

Mais sobre Maurício Squarizi

Realizador de filmes de animação e orientador de oficinas de desenho animado desde 1979, Maurício Squarizi é co-diretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, criado em 1975 (em parceria com Wilson Lazaretti).

De 1982 a 2021 escreveu, animou e dirigiu 20 curtas-metragens autorais de animação. Entre os quais, “Nhô Tonico”, biografia de Carlos Gomes, e “Molecagem”, sobre brincadeiras de rua, com prêmios no Brasil e no exterior.

É autor do roteiro, animação e direção do longa-metragem “Café – um dedo de prosa”, com a atriz Vera Holtz e o ator Wandi Doratiotto (Melhor roteiro na categoria documentário no Festival Internacional O Cubo de Cinema em Língua Portuguesa. Melhor filme brasileiro no 8º Arraial Cine Fest/Mostra principal/Júri Popular e Melhor animação no ECOCINE’2016)

Dirigiu outros 211 curtas-metragens de animação produzidos em oficinas. Trabalhou como curador e jurado em diversos festivais e mostras de cinema.

Mais informações:

Site: www.ncacampinas.org.br / www.facebook.com/mauricio.squarisi / www.instagram.com/mau.cafe.1727

Confira abaixo o filme “Café – um dedo de prosa”:

Making of:

(*) Sandra Racy é jornalista e barista

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74