Hora do Café

Semana de Educação e Café fará parte do calendário pedagógico de Campinas

1 de dezembro de 2021

Por Sandra Racy (*)

Campinas tem em seu berço o cultivar da cana de açúcar e também do café. Nos últimos anos, além de pesquisas, tem crescido o número de eventos relacionados ao café, bem como as cafeterias e até turismo ligado ao tema.

Sabemos que apesar de todos os esforços, a direção primeira a ser tomada é a da educação, e foi pensando nisso que a Secretaria de Educação de Campinas promoveu em novembro a “Semana Educação e Café”, evento-piloto que, a partir de 2022, passa a integrar o calendário de atividades pedagógicas das 45 escolas de Ensino Fundamental do município, uma iniciativa da secretaria, Ceasa Campinas e Instituto Jerusalém do Brasil.

O projeto tem como objetivo principal levar aos alunos da rede pública informações sobre a história e o cultivar café. Na ocasião da apresentação do programa, o secretário de Educação, José Tadeu Jorge, ressaltou a importância histórica do café nos países árabes e, principalmente nos últimos séculos, também no Brasil, como gerador de riqueza para o país.

“O objetivo da escola é trazer conhecimento. Esse programa também incorpora uma mensagem de paz e confraternização. Na cultura brasileira, quando gostamos de uma pessoa, a convidamos para tomar um café. A Semana Educação e Café também é simbólica neste sentido”, disse o secretário de Educação.

Durante o evento, o tema foi abordado  de forma multidisciplinar nas sala de aula, e também foram apresentados a importância do café para a história de Campinas e do Brasil, em diversas áreas: economia, esportes, gastronomia, entre outras.

Segundo Ali El-Khatib, do Instituto Brasil e Jerusalém e divulgador do café em Campinas, um dos envolvidos no projeto “Educação e Café, Campinas só tem a ganhar com a iniciativa, pois traz informações históricas, além de ganho nutricional aos alunos com ao ingrediente café.

Na ocasião foram disponibilizadas várias comidinhas com o café, como vitamina de banana com café, bolo de café, brigadeiro de mandioca com café, arroz com café e kafta ao molho de café

Fotos – crédito: Eduardo Lopes/Prefeitura de Campinas.

Sandra Racy é jornalista e barista

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74