Por Sandra Racy (*)
Nós, seres humanos, temos muitas habilidades, e ver despontar nos mais jovens essas habilidades faz com que a gente creia que empreender é algo que está no nosso comportamento, basta termos oportunidades. Falo isso porque, como jornalista do mundo do café, nas buscas por informações do cultivar, me deparei com mais uma história muito interessante desse Brasil continental que não é somente curiosa, mas também chega a sensibilizar aqueles que gostam de boas “prosas”, ainda mais envolvendo o café e o esporte.
Falo de Brenda Pereira, de 15 anos, que é natural de Manhuaçu (MG), atleta de tiro esportivo, que também trabalha no café com os pais. Aliás, café e esporte caminham juntos na família, pois a mãe, Elizangela Pereira, também é do tiro esportivo, e o pai, Luciano Pereira, o responsável pelos treinamentos.
Brenda se destaca no esporte e já participou de campeonatos nacionais quebrando recordes na modalidade, e também internacionais, em países como Holanda e Alemanha. Para os pais, a superação de Brenda diante das dificuldades do dia a dia é inspiração para eles, além de uma alegria sem tamanho.
A cafeicultora é atleta do Projeto TEAR – Tiro Esportivo Adaptado de Rendimento, desenvolvido pelo Clube de Tiro Guardiões do Caparaó, em Manhuaçu, que possui vários jovens, e Brenda chama atenção por estar entre as mais jovens.
A família já há algum tempo divide suas atividades entre o esporte e o café, que agora está em um momento de lançamento de marca própria e como boa parte dos cafeicultores familiares, merecem todo respeito e incentivo.
Para encerrar este ano a atleta conquistou mais medalhas fechando, literalmente, com ouro, além da prata e bronze:
Facebook: brendapereiraatleta / Instagram: @brendapereira_atleta
(*) Sandra Racy é jornalista e barista
Fotos: arquivo pessoal
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74