*Por Sandra Racy
Quando pensamos em postar receitas com o ingrediente café, a maioria dos convidados a apresentar suas criações na cozinha se manifestou em querer participar com a receita do Tiramissù. Acredito que não só por ser mais popular como também por ser preferência entre os apreciadores de doces e café. Assim, fomos em busca de uma especialista na área com origem italiana para nos contar um pouco mais dessa delícia, e a encontramos em Porto Alegre (RS). É Luciana Bettoni quem nos apresenta um pouco mais desse doce tão querido.
Ela é brasileira e cidadã italiana desde 1996, diplomada em Língua e Cultura Italiana no Brasil e com especialização na Università per Stranieri, em Perugia. Morou na Itália por pouco tempo, mas o suficiente para criar aqui no Brasil, na capital gaúcha, um grupo chamado Confraria Italia Per Tutti, com o objetivo de encontrar pessoas que também amam e gostariam de trocar ideias sobre a língua, a cultura, a gastronomia, a arte e a história da Itália. O pré-lançamento do grupo será no dia 1º de novembro.
Mais sobre a sobremesa
Primeiramente, vamos a uma curiosidade: você sabe o que significa tiramisù?
Tiramisù, de tira + mi + su significa puxa-me para cima. No entanto, há diversas teorias sobre a origem dessa sobremesa.
Segundo Luciana Bettoni, estudiosa de tudo no que se refere à Itália, muitas regiões do país se consideram criadoras do doce, entre elas a de Piemonte, Lombardia e Toscana. Inclusive, recentemente, a região do Vêneto. E ela contou algumas curiosidades em relação ao doce.
Por exemplo, que o Tiramisù é a sobremesa favorita do Papa Bento XVI, e que de acordo com dados coletados pelo Google Trends, a receita do Tiramisù foi a segunda mais procurada pelos italianos em 2018.
Também em 2018, uma equipe de confeiteiros italianos entrou para o Guiness Book of Records após fazer a sobremesa do tipo mais longa do mundo. Os biscoitos savoiardi, popularmente chamado biscoito champanhe aqui no Brasil, também são chamados de lady fingers pelos britânicos.
Com tantas informações, a vontade de fazer e comer tiramissà para os apreciadores da sobremesa deve ter aumentado, não é mesmo? Então, vamos à receita:
Tiramisù clássico
Receita para servir de 6 a 8 pessoas
Ingredientes:
500g de mascarpone
150g de açúcar
3 ou 4 pacotes de biscoito savoiardi (ladyfingers, como é chamado em inglês britânico, ou popularmente chamado biscoito champanhe aqui no Brasil)
6 ovos
Café forte frio (Moka de 6 xícaras)
1 pitada de sal
Cacau amargo em pó
Modo de fazer – creme do tiramisù
Separar as gemas das claras em duas bacias diferentes. Colocar as gemas em uma bacia com o açúcar. Bater bem até que fique homogêneo. Em seguida, colocar o mascarpone e bater até ficar cremoso. Deixe descansar.
Para claras em neve, é só pegar a bacia com as claras e acrescente uma pitada de sal. Comece a bater até ponto de neve.
Modo de preparo
Pegar um prato para montar o tiramisù. Misture aos poucos as claras em neve no creme do tiramisù para não perder a leveza do creme. Fazer uma camada com o creme pronto e em seguida faça uma camada acima com os biscoitos ligeiramente ensopadas no café. Adicionar um terço do creme. Faça outra camada de biscoitos e complete com o creme. Repita uma última camada de biscoitos e complete com o creme.
Por último, polvilhe cacau amargo em pó sobre tudo.
Leve para a geladeira por cerca de 4 horas.
O Tiramissù da foto foi feito pelo chef. João Muratore. @joaomuratore
Para conhecer mais do trabalho da Luciana Bettoni, é só acessar: @soualucianab.
*Sandra Racy é jornalista e barista
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74