Hora do Café

O café nas artes plásticas

1 de setembro de 2020

Por Sandra Racy

A temática café sempre foi além da bebida, do plantio, da torra… Ela pode ser vista também em livros, joias, artesanatos e nas artes plásticas. O renomado pintor Cândido Portinari usava o cultivar, o homem, as casas do campo em seus trabalhos, pois nasceu em uma fazenda de café, dedicou sua vida a registrar as paisagens e principalmente o trabalhador, e teve no café talvez seu principal tema, e suas obras podem ser apreciadas no Museu Casa Portinari, que hoje tem uma programação virtual em virtude da pandemia.

Portinari abriu caminho para outros artistas plásticos de uma nova geração aos quais podemos ter acesso também através de exposição, sites e trabalhos publicados em anuários ligados ao café, como o da artista plástica Valéria Vidigal, que é nascida em Minas Gerais e hoje mora em Vitória da Conquista (BA). Ela tem o café como temática principal de sua obra e se dedica há décadas ao tema, tendo já realizado mais de 100 exposições nacionais e internacionais.

Dentre seus inúmeros trabalhos estão as ilustrações do anuário do café, calendários, material gráfico de encontros, simpósios, e outros, todos ligados ao tema. Experiência que ela atribui à sua infância. “Nasci morando dentro da Universidade Federal de Viçosa, depois morei em Portugal, e voltei a morar na universidade até os meus 10 anos de idade. Sou filha de engenheiro agrônomo e professor universitário (falecido em 1990), o meu pai foi o inventor da Calda Viçosa ( que é usada para o manejo de doenças causadas por fungos e para adubação das plantas), um dos maiores inventos na história da UFV até os dias de hoje, e minha mãe também pintou durante muitos anos, era uma artista. A minha vida sempre foi café com arte”, comenta.

A artista diz que seu amor pelo café é igual ao que outros profissionais sentem quando lidam com ele. “Tanto faz se é no plantio, preparo da terra, na torra ou mesmo com o que o barista dedica-se ao fazer em seus drinks. Todos que trabalham com esta cultura possuem uma aura que o café proporciona, de paixão, conforto e aconchego”, ressalta.

Entre seus últimos trabalhos, a artista atendeu ao convite para participar da exposição que comemorou os 50 anos do Museu Casa de Portinari, que aconteceu em agosto, quando promoveu o evento “Pintando com Portinari”.

Outro destaque internacional: Valéria foi escolhida para participar de um projeto da Fiamma, empresa portuguesa de soluções em café e food service,  juntamente com a Mistaker Maker. Neste evento, 45 artistas foram escolhidos  em uma ação única que é envelopar uma máquina de café expresso.

Para conhecer melhor o trabalho de Portinari é só acessar: www.museucasadeportinari.org.br.

Já o trabalho da artista plástica Valéria Vidigal pode ser conferido no site da artista: www.valeriavidigal.com.br.

Sandra Racy é barista e jornalista

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74