A Unicamp, Universidade Estadual de Campinas, surgiu na década de 60 como um centro estratégico de formação qualificada de ensino superior nas áreas de tecnologia e ciências naturais, ao mesmo tempo, como um pujante centro de pesquisa científica. É considerado um patrimônio de Campinas, muita gente conhece a cidade por causa da universidade. Criada por decreto-lei em 1962, a implantação efetiva só foi realizada em 1965. Poucos anos depois consolidou-se rapidamente como uma das principais universidades brasileiras e latino-americanas, diversificando sua área de atuação, hoje com destaque por sua formação e produção científica nas ciências humanas, sobretudo, nas áreas de artes, economia, filosofia, história e geografia.
A instituição é reconhecida também por ser a maior produtora de patentes de pesquisa no Brasil. O campus tem o nome do seu fundador e idealizador, professor Zeferino Vaz, falecido em 1981. Foi ele quem orientou a elaboração do projeto para que o traçado físico e urbanístico representasse o melhor relacionamento possível entre o conceito e a filosofia da Universidade.
A Unicamp possui dinâmica de uma cidade, com jardins, restaurantes, biblioteca central, espaços culturais, hospital, administração, bancos, áreas de esportes e até locais para passear. O campus tem praças, parede de escalada, é utilizado para caminhadas, passeio de bike, andar de skate, soltar pipa, atividades culturais, e programação artística na Casa do Lago (espaço cultural da Unicamp). Milhares de estudantes vindos de todo o Brasil vem morar em Campinas para cursar a Unicamp. O que gera um grande movimento de estudantes que chegam na cidade todos os anos.
Os serviços de saúde, como o Hospital das Clínicas e Hospital da Mulher, atraem pessoas de todo o Brasil em busca de tratamento qualificado e gratuito.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74