A Mata de Santa Genebra é considerada o maior remanescente de floresta da cidade de Campinas, e a segunda maior mata nativa em ambiente urbano no Brasil, ficando atrás apenas da Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro. Declarada pelo IBAMA como Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), é uma Unidade de Conservação Federal tombada pelo CONDEPACC e CONDEPHAAT e abrange 251,77 hectares. Possui nove quilômetros de perímetro e recebe inúmeros pesquisadores de diversas universidades de todo o país.
Administrada pela Fundação José Pedro de Oliveira, a Mata de Santa Genebra oferece acesso restrito a pesquisadores e à educação ambiental monitorada, mas uma vez por mês recebe o público para um passeio educativo, onde são apresentados os projetos desenvolvidos pela fundação, além de visitas ao Viveiro de Mudas Nativas, Borboletário, Orquidário, Trilha Oeste e Área Manancial. Vale a visita. Para se inscrever, os interessados devem preencher um formulário de inscrição disponível no site, normalmente a visita monitorada ocorre no primeiro domingo do mês.
Durante a atividade, os visitantes tem a oportunidade de conhecer mais sobre a história e a biodiversidade da ARIE Mata de Santa Genebra, floresta de grande importância para região. O percurso tem aproximadamente 5 km, sendo 1,2 km de caminhada por trilha no interior da mata e 3,8 km pela estrada que contorna a floresta. Os visitantes devem obrigatoriamente trajar calça comprida e calçado fechado. É indicado ainda que os visitantes tragam um recipiente com água, protetor solar e repelente para insetos.
A atividade monitorada é de graça e restrita a um número limitado de pessoas. Entre no site e procure informação antes de ir.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74