Bom para: Todas as idades

Por região: Cambuí

Compartilhe
Centro de Convivência Cultural de Campinas

O Centro de Convivência Cultural de Campinas “Carlos Gomes” é um conjunto arquitetônico localizado no bairro Cambuí, em Campinas. Projetado pelo arquiteto Fábio Penteado, foi inaugurado em 1976. Em dezembro de 2011, foi interditado pela prefeitura por problemas na estrutura do prédio.

O espaço ficou quase 14 anos fechado, passou por um reforma, e a obra de revitalização foi entregue em julho de 2025.

Palco de espetáculos de teatro, concertos, dança, shows, palestras, simpósios, conferências, exposições artísticas e demais áreas do conhecimento, é um importante patrimônio da cidade.

Funciona no entorno, o espaço a céu aberto: Teatro de Arena “Teresa Aguiar”, com capacidade para 3.200 pessoas, e a praça Imprensa Fluminense, lugar no qual se situa o Centro de Convivência, que foi reurbanizada e é utilizados para caminhadas no fim de tarde, atividades culturais e esportivas.

Aos sábados e domingos, a praça abriga a feira de artesanato e quitutes, popularmente conhecida como Feira Hippie. A feira de artes, artesanato e antiguidades de Campinas é mais do que um centro de compras a céu aberto. O local virou ponto turístico nos fins de semana e atrai moradores e turistas que estão de passagem por Campinas. Em 2023, completou 50 anos.

Entre os produtos de moda mais procurados estão as camisetas estilosas, batas, saias e calças no estilo hippie ou em malha, vestidos, prata e bijuterias dos mais diversos materiais e cores, além de lingerie, pijamas e bolsas.

Já na parte de antiguidades é possível achar objetos de diversas épocas em bom estado. Os livros são outro atrativo para aqueles que adoram novos temas e edições especiais. O corredor de quadros é outro percurso imperdível, com expositores que retratam cenas do dia a dia.  A “feirinha hippie” também permite uma viagem por diversas culturas e estilos. Muitos artesãos são imigrantes e expõem o seu talento representado por objetos que ‘contam’ um pouco da história do seu país, da chegada por aqui, do seu modo de pensar e ver a vida.

Raio X

O complexo do Centro de Convivência tem área de 6 mil m². São 4 mil m² de área externa, onde fica o Teatro de Arena com capacidade para 3.200 pessoas. A área interna tem 2 mil m², com saguão, 6 salas (de espetáculo, de ensaio, técnica e administrativas), Teatro Luís Otávio Burnier, com 520 lugares (homenagem ao ator e diretor de teatro campineiro), 4 galerias e 10 camarins – 6 individuais e 4 coletivos, sendo um para PCD. Há banheiros masculino e feminino e PCD no espaço do café, no teatro, na praça e nas áreas administrativas.

Inaugurado em 9 de setembro de 1976, foi projetado pelo arquiteto Fábio Penteado. Nunca havia passado por reforma completa, somente reparos pontuais.

Após a reforma, o Convivência também voltará a ser a casa da Orquestra Sinfônica de Campinas para ensaios e administração. A Coordenadoria Departamental de Teatros e Auditórios (Cotea) da Secretaria de Cultura e Turismo também ficará no local.

Horário de funcionamento: Aberto conforme programação.
Endereço: Praça Imprensa Fluminense, s/n, Cambuí
Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74