Turismo

Opções históricas e gastronômicas: nova Rota do Café do Circuito das Águas

24 de abril de 2025

Famoso por suas fontes de águas minerais, o Circuito das Águas Paulista também se destaca pela produção de cafés especiais – e agora compõem uma das cinco rotas cafeeiras do Programa Rotas do Café de São Paulo, lançadas neste mês pelo Governo de São Paulo. As experiências turísticas na “Rota Circuito das Águas” acontecem em fazendas de antigos barões de café, em museus históricos e na degustação de cafeterias premiadas internacionalmente.

O café cultivado na região reflete as características do solo fértil e do clima equilibrado, resultando em bebidas aromáticas e equilibradas. Em Campinas, no D. Origem Café, o visitante conhece variedades do grão e participa de uma vivência sensorial de torrefação, onde aprecia o aroma e o sabor de misturas de cafés. Em Monte Alegre do Sul, o Sítio Cafezal em Flor oferece hospedagem no meio do cafezal, visita guiada pela lavoura, colheita, beneficiamento, torrefação e degustação.

No total, são 57 atrativos turísticos paulistas relacionados ao café em mais de 25 municípios do Estado. Além de rotas temáticas inéditas, foram mapeados destinos isolados e espaços culturais ligados ao café.

Outras Rotas do Café

A “Rota Circuito das Frutas” inclui atrações como o Sítio Flor da Lua e o D. Origem Café, em Campinas; a Fazenda Atalaia e a Fazenda Benedetti, em Amparo; o Sítio Cafezal em Flor e o Cantinho da Natureza Café & Quitutes, em Monte Alegre do Sul; além do Sítio São Roque, em Serra Negra.

O avanço do café em São Paulo, estado que mais consome o grão no Brasil, impulsiona o turismo rural, um dos segmentos turísticos mais pujantes do interior paulista, segundo o Sebrae. Apenas na capital, são consumidas cerca de 25 milhões de xícaras por dia em padarias, mercados, restaurantes e em estabelecimentos como o Cupping Café, eleito uma das cem melhores cafeterias do mundo na lista da publicação The World’s 100 Best Coffee Shops.

Na “Rota Mantiqueira Vulcânica”, por exemplo, o visitante pode degustar o famoso Café Bazilli, selecionado pelo Vaticano para servir os papas Bento XVI e Francisco em visita ao Brasil. A experiência acontece no Sítio Boa Vista do Engano, em Caconde. Mas se a ideia é percorrer toda a jornada de produção do café, do plantio de mudas à moagem do grão, o Café Labareda, no município de Cristais Paulista, oferece o roteiro mais completo do Estado, na “Rota Mogiana Paulista”.

As experiências continuam nas “Rotas Alto Cafezal” e “Rota Cuesta, Itaqueri e Tietê” (veja a lista de estabelecimentos abaixo). “As Rotas do Café de São Paulo valorizam a identidade dos destinos, destacam os produtores e seus territórios, geram oportunidades de trabalho e oferecem experiências autênticas e sustentáveis”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo Setur-SP).

Confira a “Rota Circuito das Águas”:

1. Sítio Flor da Lua – Campinas

2. Fazenda Atalaia – Amparo

3. D. Origem Café – Campinas

4. Sítio Cafezal em Flor – Monte Alegre do Sul

5. Cantinho da Natureza Café & Quitutes – Monte Alegre do Sul

6. Sítio São Roque – Serra Negra

7. Fazenda Benedetti – Amparo

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74