Para quem é apaixonado por vinhos, o estado de São Paulo também oferece experiências de enoturismo.
E neste período de férias de janeiro de 2025, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) selecionou seis vinícolas que integram o programa “Rotas do Vinho de São Paulo”. E os locais também proporcionam momentos em meio à natureza, além de degustações de rótulos premiados, rica gastronomia e experiências turísticas.
Confira abaixo:
Vinícola Micheletto – Rota Circuito das Frutas (região próxima a Campinas)
Em Louveira, a Vinícola Micheletto mantém as tradições italianas e inova com práticas agrícolas modernas. No local é possível visitar o vinhedo e a fábrica para acompanhar o processo do vinho, da colheita da uva até o engarrafamento. Além disso, o local oferece quiosque com aperitivos, dois tipos de degustações com direito a passeio guiado e piquenique. A vinícola também dispõe de espaço para eventos; ponto de apoio ao ciclista e atrações para as crianças. Enquanto os adultos degustam um bom vinho, os pequenos podem visitar os parreirais, o pomar e a horta; além de ver de perto os coelhos, as ovelhas, as aves, e conhecer os cavalos criados na propriedade. As crianças também podem experimentar um delicioso suco de uva integral.
Além disso, a vinícola realiza todas as noites, de 14 de novembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025, o “Micheletto Luz”, evento gratuito e aberto ao público conhecido por levar às famílias um cenário encantador, que resgata toda a magia natalina. Além da iluminação especial, há presépio, árvore de Natal e outras decorações temáticas. Nesse período do ano, a vinícola e parte da propriedade é toda iluminada para completar o ambiente festivo. Para mais informações, acesse o site: vinhosmicheletto.com.
Vinícola XV de Novembro – Rota dos Bandeirantes
Localizada em São Roque, a Vinícola XV de Novembro é bem tradicional e foi fundada por Brasílio Augusto de Moraes, em 1921.
É reconhecida por sua dedicação à qualidade do cultivo e processamento de uvas. Na vinícola, há visita ao vinhedo, restaurante e bar. Os visitantes também podem degustar os rótulos entre os mais de 40 disponíveis, que incluem vinhos finos da marca Quinta Moraes; realizar piqueniques, e visitar a produção de alcachofra. E também há outras vinícolas na cidade, entre outras atrações.
Para saber mais sobre o local, acesse o site: vinicolaxvdenovembro.
Vinícola Guaspari – Rota Serra dos Encontros
No município de Espírito Santo do Pinhal, conhecida pelo clima serrano e natureza exuberante, está a Vinícola Guaspari, um dos destaques da Serra dos Encontros. A propriedade utiliza práticas sustentáveis e inovadoras para produzir seus rótulos e, com isso, seus vinhos têm recebido cada vez mais reconhecimento. Além disso, a vinícola tem uma história única, pois transformou uma antiga fazenda de café em um vinhedo próspero, produzindo alguns dos melhores vinhos da América do Sul. A Guaspari também se tornou primeira vinícola brasileira a conquistar uma medalha de ouro no Decanter World Wine Awards com seu Syrah Vista do Chá nas safras de 2012 e 2014.
Atualmente, oferece experiência de degustação completa, que começa com café tradicional e pão de queijo autoral, conta com passeio ao vinhedo e visita à fábrica, chegando à degustação da linha mais premiada da Guaspari, a Linha Vista, harmonizada com bruschettas, e finalizando com degustação do Café Especial Guaspari. A vinícola ainda conta com um restaurante e um menu especial, loja e espaço para eventos. Para saber mais, acesse o site : vinicolaguaspari.com.
Vinícola Villa Santa Maria – Alto da Mantiqueira
No Vale do Baú, em São Bento do Sapucaí, com clima privilegiado e suas belezas naturais, está localizada a Vinícola Villa Santa Maria, que se estabeleceu na região no início dos anos 2000. O projeto enogastronômico começou com plantio das primeiras videiras em 2004 e foi pensado estrategicamente para aproveitar o clima e a beleza natural da Serra da Mantiqueira.
A vinícola Villa Santa Maria já acumula inúmeras premiações, incluindo medalhas no Decanter Awards, o que destaca a sua posição como produtora de vinhos finos de alta qualidade. A vinícola oferece degustação guiada com sommelier, piquenique sob as vinhas, com produtos escolhidos pelos turistas, restaurante com pratos autorais, visita à cave, ponto de encontro para ciclistas, cachoeira e um espaço para eventos. Para saber mais, acesse o site: villasantamaria.com.
Vinícola Marchese di Ivrea – Rota Alta Mogiana
Em Ituverava, há a Vinícola Marchese di Ivrea, que tem tradição milenar na produção de vinhos do norte da Itália, com clones de variedades de uvas bem adaptadas à região paulista. Experiências de enoturismo não faltam: os visitantes podem participar da famosa vindima, ou seja, da colheita das uvas, e aproveitar um belo pôr do sol no vinhedo. Além, é claro, da experiência da degustação harmonizada dos rótulos, que conta com visita ao vinhedo, à fábrica e à destilaria, seguida do contato com os rótulos e de um almoço típico da Toscana. Para saber mais, acesse o site: www.
Vinícola San Raphael, eno-destino em São Miguel Arcanjo
A Vinícola San Raphael vem desde 1992 cultivando uvas e produzindo sucos e vinhos no município de São Miguel Arcanjo. Com uma vasta gama de produtos, que inclui tanto vinhos de mesa quanto vinhos finos, a vinícola San Raphael combina tradição com a rica beleza natural da região. Assim, é um destino de enoturismo atraente para todos os que visitam. A vinícola oferece visitação ao vinhedo, degustação com seus rótulos e uma loja para levar seus produtos favoritos para casa. Para saber mais, acesse o link: www.instagram.
Fonte: Secretaria Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) – assessoria de imprensa
Fot0: Vinícola Guaspari / divulgação Setur-SP
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74