Atualizado em 18 de agosto
Você sabia que há uma data em que é comemorado o Dia Nacional do Pão de Queijo? Pois é, a iguaria faz tanto sucesso no Brasil que ganhou até um dia especial, celebrado em 17 de agosto.
Apesar do pão de queijo ser um produto típico mineiro, uma pesquisa realizada pela EDC de São Paulo apontou que os maiores consumidores de pão de queijo são do estado de São Paulo, seguido pelo Rio de Janeiro.
“Na pandemia, o consumo de pão de queijo aumentou, pois as pessoas foram em busca de alimentos reconfortantes. Ele é um dos produtos que fazem parte do ‘mercado da saudade’. Difícil quem resista a uma fornada de pão de queijo quentinho, acompanhado de um café”, destaca a empresária Priscila Silva, uma mineira radicada em Campinas, responsável pela D’Minnas, a primeira Pão de Queijaria da cidade.
Priscila mudou de Alfenas para Campinas há 18 anos e ela e o marido Maurício Silva – um campineiro de família mineira – sempre foram apaixonados por pão de queijo. Foi há exatos dois anos, no dia 17 de agosto, que abriram as portas da D’Minnas Pão de Queijaria e, desde então, partilham o sabor da receita que está há três gerações na família de Priscila.
História do pão de queijo
Há várias teorias sobre a origem do pão de queijo, que, ao que tudo indica, foi criado nas fazendas mineiras no século XVIII.
Devido à escassez da farinha de trigo, que na época era importada, cara e muitas vezes chegava a Minas Gerais imprópria para o consumo, a alimentação à base de mandioca se tornou popular entre as cozinheiras das fazendas. Assim, o polvilho, subproduto da mandioca, foi introduzido nas receitas.
Na época, as fazendas começaram a produzir leite e derivados, e seria costume adicionar no alimento pedaços de queijo que sobravam e endureciam, misturar ovos, leite e o polvilho. A massa formada era enrolada em pequenas bolinhas e assadas, dando origem aos pãezinhos.
Também há outra história que afirma que a receita surgiu no período da escravidão, a partir da mistura de ovos e leite, heranças dos portugueses, com a mandioca, considerada o pão dos índios nativos. Também era adicionado o queijo na mistura para dar sabor à massa.
Mas a popularização da iguaria no Brasil ocorre após 1950, quando passa a ser consumido em todo país, e hoje há várias receitas diferentes para o pão de queijo, com possibilidades até de recheios para torná-lo um sanduíche.
Local: D’Minnas Pão de Queijaria. Rua Dom Pedro I, 564 – Campinas
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 8h às 21h
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74