Gastronomia

Participante do “Mestre do Sabor” é professora de Gastronomia em Campinas e faz pesquisa sobre alimentação quilombola

29 de junho de 2021

Panelas e fogões sempre estiveram presentes na vida de Aline Guedes, que desde pequena ficava encantada com o trabalho da mãe que era cozinheira. Em 2005, ela ingressou na carreira e vem se destacando cada vez mais, tanto que foi convidada a participar da terceira temporada do programa de gastronomia da TV Globo “Mestre do Sabor”. Ela aceitou o convite e conquistou uma vaga no time do renomado chef mineiro Léo Paixão. Agora, a chef se prepara para encarar as provas individuais da competição que está na reta final.

“Fiquei muito surpresa com o convite, pois não atuava efetivamente em cozinhas profissionais desde 2013. Eu venho me dedicando a consultorias e a carreira docente. Conviver com outros grandes chefs e vivenciar essa rotina intensa tem sido meu maior desafio no programa. Sendo professora, estou mais próxima de referências bibliográficas e conceitos teóricos que passo para meus alunos do Centro Universitário UniMetrocamp, em Campinas. As atualizações práticas eu faço sazonalmente para meus eventos e consultorias, mas, muitas vezes, seguem um cardápio clássico e não na linha contemporânea como tenho vivenciado com os outros competidores, com quem tenho contato diário”, comenta a chef Aline.

Esta é a segunda vez que a professora participa de uma competição culinária na televisão. Em 2015, mostrou seu talento na primeira temporada do “The Taste Brasil”, no GNT, e integrou o time do chef Claude Troisgros. Aline confessa que não curtiu muito a experiência, pela exaustão das provas. O fato foi um dos fatores que pesou na hora de aceitar o novo convite.

“Apesar do receio inicial, decidi participar pela oportunidade de mostrar minha pesquisa voltada às questões quilombolas de alimentação. Eu sou Mestre em Hospitalidade e eu fiz um trabalho que lida com essa questão de comensalidade dos quilombos remanescentes do estado de São Paulo. Tenho artigos que foram apresentados aqui no Brasil, em Portugal, na Espanha e na Argentina sobre esse tema focado na alimentação e na religiosidade. Eu queria mostrar esse trabalho não só na teoria, mas também na prática e o ‘Mestre do Sabor’ me possibilitou isso. A gastronomia afetiva sempre me emocionou muito e é algo que defendo junto ao resgate das tradições”, afirma a chef.

Segundo Aline, os retornos são muito positivos. A visibilidade que vem alcançando no programa já está rendendo bons frutos e novos projetos. A resposta do público é a maior prova disso e as redes sociais permitem o contato direto e mensuração os resultados. “Estou muito feliz com o carinho e o interesse das pessoas pelo meu trabalho. Sou muito grata pelas oportunidades que estão surgindo por meio do programa”, conclui Aline.

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74